Pancho: projeto para criação de parque na margem do Itajaí-Açu a caminho - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

LAZER26/11/2017 | 10h42Atualizada em 26/11/2017 | 10h42

Pancho: projeto para criação de parque na margem do Itajaí-Açu a caminho

Proposta em andamento será utilizada para pedir cessão de área à Marinha

Pancho: projeto para criação de parque na margem do Itajaí-Açu a caminho Pancho / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Pancho / Agência RBS / Agência RBS

Pelo rio Itajaí-Açu chegaram os primeiros alemães que colonizaram a  região hoje conhecida como Blumenau. Por ele também a cidade evoluiu, em  décadas passadas, graças ao ir e vir dos barcos a vapor que traziam os  mantimentos a partir do porto de Itajaí. Com a evolução do transporte  rodoviário, as embarcações, o porto e o rio foram deixados de lado, mas  ainda sobrevivem iniciativas que pretendem devolver ao Itajaí-Açu o  protagonismo que teve no passado. Evolui nas salas da Secretaria  Municipal de Desenvolvimento Urbano de Blumenau a ideia de criar um novo  parque na cidade, às margens do rio, mais precisamente ao longo da Rua  Silvano Cândido da Silva, perto do limite com Gaspar.

Siga Pancho no FacebookTwitter e Instagram

O conceito está sendo colocado no papel para criar um projeto básico  e, com ele, reforçar o pedido já feito à Marinha para que o município  receba em doação os mais de 200 mil metros quadrados de área no bairro  Ponta Aguda necessários para a empreitada. O objetivo é que o parque  funcione como elo importante entre a comunidade e os potenciais  turísticos e de lazer do rio Itajaí-Açu. Além de um grande espaço de  convivência, teria áreas para animais de estimação, equipamentos para a  prática de esportes radicais e uma espécie de museu a céu aberto, que  reuniria casas construídas com a técnica enxaimel.

O secretário de Turismo, Ricardo Stodieck, diz que o poder público  busca agora recursos para contratar alguns serviços básicos, como o  levantamento altimétrico, estudo geológico e batimetria (medição da  profundidade do rio). Além do parque em si, uma marina para pequenas  embarcações daria a tão sonhada possibilidade de aproveitar melhor o  Itajaí-Açu para lazer e transporte.

Outras iniciativas

Esta não é a primeira iniciativa com o objetivo de fazer com que a  cidade aproveite melhor o rio, que hoje é mais lembrado pelos tristes  episódios de enchente. No início da década passada houve um estudo  inicial para instalação de um parque junto à histórica Usina do Salto.  Mas não evoluiu. Hoje estão na lista de projetos a serem executados pelo  município a urbanização da margem esquerda do rio, no trecho em que  corta a área central da cidade. A margem esquerda recebeu rochas para  conter as encostas que foram castigadas com as fortes chuvas de 2008 e  2011, e deve, no futuro, receber pista de caminhada e ciclovias.

Evento resgata rio

Enquanto isso, o blumenauense aproveita o Itajaí-Açu com um grande  evento que ocorre entre a Prainha e o antigo porto, no Centro Histórico.  É a terceira edição do Blumenau a Bordo. Neste sábado e domingo  inúmeras atividades aquáticas serão oferecidas nas duas margens. Quem  der uma volta por lá poderá passear de caiaque, stand up paddle (SUP),  assistir a apresentações de remo e conferir de perto a segunda edição da  Feira de Artigos Náuticos e Acessórios. A novidade é a realização da 4a  etapa do Campeonato Catarinense de SUP Race.

 Acompanhe outras de publicações de Pancho  

Leia também:

Blumenau vai receber apenas 12 dos 195 novos policiais civis que se formam segunda-feira

Comissão vai organizar atos que marcarão os 10 anos da tragédia de 2008

Polícia Militar faz blitz com 29 policiais em Blumenau


Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPIB caiu em 109 cidades catarinenses em 2015 https://t.co/M5tfmBxGSN #LeiaNoSantahá 3 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaDagmara Spautz: Outlet inaugura em Porto Belo com investimento de R$ 200 mi https://t.co/7sueqH4O9I #LeiaNoSantahá 4 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca