Remadores tomam conta do rio Itajaí-Açu na terceira edição do Blumenau a Bordo - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Ao ar livre25/11/2017 | 17h43Atualizada em 25/11/2017 | 17h43

Remadores tomam conta do rio Itajaí-Açu na terceira edição do Blumenau a Bordo

Evento promoveu atividades náuticas e ocupou as margens do rio neste sábado

Remadores tomam conta do rio Itajaí-Açu na terceira edição do Blumenau a Bordo Aline Camargo/Jornal de Santa Catarina
III Blumenau a Bordo movimentou a Prainha, o Biergarten e o rio Itajaí-Açu neste sábado Foto: Aline Camargo / Jornal de Santa Catarina

 Rema. Vai e volta. Rema. Equilibra. Desvia da pedra. Rema. Comemora. Assim foi este sábado nas águas do Itajaí-Açu, na curva que abriga a Prainha de um lado e o Biergarten do outro, e que foi tão agitada pelo vaivém dos remos quanto pela correnteza habitual. A última etapa do Campeonato Catarinense de Stand Up Paddle (SUP) é a novidade que movimenta o III Blumenau a Bordo, evento que levou atividades náuticas, diversão e atrações para a beira do rio com o objetivo de melhorar a relação do blumenauense com as águas. 

Para quem resolveu aproveitar o fim de semana pertinho da água, uma estrutura foi montada para deixar o espaço da Prainha um pouco mais confortável: praça de alimentação, food trucks com comidinhas variadas, tendas para garantir a sombra. Os atletas que participaram das provas também receberam água, alimentação e espaço para descanso. 

Mas teve quem resolveu aproveitar o dia para fazer um piquenique, caso da educadora Estefânia Cristina Taube, 51 anos, e do designer Amarildo Pereira, 54. Os dois são de Blumenau, souberam do evento pelas notícias e  programaram um sábado ao ar livre. Munidos de cadeiras de praia, sanduíches, uma garrafa térmica bem fechada e um chimarrão bem cevado, eles encontraram uma sombra e ali ficaram. Moradores da Itoupava Norte, elogiaram a organização do evento e chamaram a atenção para a necessidade de outras oportunidades como a do fim de semana.

Terceira edição do Blumenau a Bordo - estefania cristina taube e amarildo pereira
Estefânia Cristina Taube e Amarildo Pereira são frequentadores da Prainha e aproveitaram o sábado ao ar livreFoto: Aline Camargo / Jornal de Santa Catarina

— Nós já frequentamos a Prainha normalmente, então resolvemos unir o útil ao agradável hoje e foi ótimo. É bom aproveitar o dia, ver a cidade de um ângulo diferente e nos ajuda a mudar a forma como vemos o rio. A gente cresceu sempre ligando o rio a uma coisa negativa, tragédia, enchente, e isso faz olhar pro rio de outra forma — analisa Estefânia. Amarildo ainda aproveitou para viver uma experiência diferente: remar em uma prancha de SUP:

— Foi ótimo! Nunca tinha imaginado andar em um stand up paddle, ainda mais no rio. É muito legal um evento como esse porque muda de fato a nossa relação com o rio. Acho inclusive que o poder público já demorou para reurbanizar tudo. Somos carentes de áreas de lazer, o (parque) Ramiro está saturado, sempre lotado, agora está para sair o parque na região norte que é o segundo da cidade, mas já tinha que ser o terceiro ou quarto. Isso só prova que se tivermos espaços, as pessoas vão ocupar. 

E não foram apenas os blumenauenses que aproveitaram o fim de semana na curva do Itajaí-Açu. O campeonato trouxe muita gente de outras cidades do país, como a família que veio de Curitiba para participar da competição e remar pela primeira vez nas águas de um rio. Isabela Cristina da Silva Santos, 21 anos, estava na expectativa de remar no rio pela primeira vez e gostou da organização do evento. Fabio Guilherme dos Santos, de 41 anos, também gostou da experiência do SUP no rio:

— A prova foi boa, exige bastante técnica, porque tem a correnteza, tem as pedras e o vento dificulta um pouquinho, mas tudo faz parte. E o evento também está muito bom, o clima está agradável, valeu a pena o passeio — analisa, destacando que a família veio aproveitar o fim de semana todo na cidade — e os dois dias do Blumenau a Bordo. 

Terceira edição do Blumenau a Bordo - Familia de Curitiba - Leonardo Gastão da Silva, Isabela Cristina da SIlva Santos e Fabio Guilherme dos Santos - Tres primerios da esquerda para a direita que fizeram SUP no rio.
Os remadores Leonardo Gastão da Silva, Isabela Cristina da Silva Santos e Fabio Guilherme dos Santos (primeiros da esquerda para a direita) trouxeram a família de Curitiba para aproveitar o dia no rio Itajaí-AçuFoto: Aline Camargo / Jornal de Santa Catarina

Além das competições, o evento promoveu atividades como passeios de stand up paddle e caiaque, a clássica luta de cotonetes na água, aulas de nós em cabos náuticas, além das atividades de lazer em terra para crianças e adultos e até palestras com a Capitania dos Portos. 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaLoetz: 99 Pop, concorrente do Uber, chega a Joinville https://t.co/iuvuKm9Y2h #LeiaNoSantahá 3 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaPrefeitura de Florianópolis possui todas as certidões negativas federais https://t.co/RB5s3knpjj #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca