SC tem o dia mais quente do ano, com máxima acima de 40°C - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Calorão!16/11/2017 | 16h19Atualizada em 16/11/2017 | 17h05

SC tem o dia mais quente do ano, com máxima acima de 40°C

Temperatura mais alta do Estado foi registrada em Corupá, no Norte, mas índice de calor em Florianópolis chegou aos 43ºC

SC tem o dia mais quente do ano, com máxima acima de 40°C Diorgenes Pandini/Diário Catarinense
Foto: Diorgenes Pandini / Diário Catarinense
Diário Catarinense
Diário Catarinense

 Santa Catarina teve o dia mais quente do ano nesta quinta-feira (16), com termômetros marcando  40,2ºC em Corupá, no Norte do Estado. Até então a temperatura mais alta havia sido registrada no dia 9 de janeiro, quando chegou aos 38,6 ºC em Blumenau, no Vale do Itajaí. Já em Florianópolis a temperatura chegou aos 36,47°C, superando o dia 10 de janeiro quando chegou a 35,5°C.  

Confira as máximas no início da tarde desta quinta-feira:

O meteorologista Leandro Puchalski explica que as temperaturas devem subir ainda mais ainda hoje. Porém, o tempo muda no Estado, na região Oeste  o céu já está encoberto com pontos de chuva. 

— Nas próximas horas há possibilidade de chover em todas as regiões. A chuva é mal distribuída, ou seja, vamos ter locais só no aumento das nuvens. Pelo calorão, isoladamente temporais.

A Defesa Civil emitiu aviso para a possibilidade de pancada de chuva com descargas elétricas no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Serra e Alto Vale do Itajaí ainda na tarde desta quinta-feira. Ao longo da tarde também há risco de temporal com ventos fortes, entre 60 e 80 km/h e granizo. 

Praia do Campeche no dia mais quente do ano em Santa Catarina.tempo , calor , praia , florianópolis, campeche
Foto: Diorgenes Pandini / Diário Catarinense

Índice de calor

A partir dos dados da temperatura e da umidade relativa do ar é possível calcular o índice de calor. Quando mais úmido, maior a temperatura sentida. Em Corupá, onde a umidade era de 31%, o índice de calor chegou aos 42ºC. Em Florianópolis, apesar de a temperatura ser mais baixa (36,47ºC), a umidade de 49% fez com que o índice de calor fosse ainda mais alto: 43ºC. Os dados podem ser consultados e calculados através do site da Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento do tempo e do clima.

 Segundo Puchalski, nos próximos dias as temperaturas não sobem. Entre sexta e domingo elas ficam em boa parte das cidades entre 22 e 24°C. Os dias devem ser de muitas nuvens, com algumas aberturas de sol e momentos de chuva. No domingo  previsão é de sol e nuvens com o tempo seco retornando para o Estado.  

Leia também:

ONU diz que 2017 pode ser um dos anos mais quentes já registrados

Saiba como calcular a sensação de calor na sua cidade

 São Francisco do Sul quer adotar "pedágio" para turistas em 2019


Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaCão terapeuta leva conforto a velórios em Balneário Camboriú https://t.co/vKSN8Tr4RH #LeiaNoSantahá 3 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaDagmara Spautz: Cão terapeuta leva conforto a velórios em Balneário Camboriú https://t.co/jxmboyGlTw #LeiaNoSantahá 3 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca