WhatsApp falso tem um milhão de downloads - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Tecnologia05/11/2017 | 15h12Atualizada em 05/11/2017 | 15h12

WhatsApp falso tem um milhão de downloads

Aplicativo estava disponível para aparelhos Android na Google Play Store

Um aplicativo chamado de "Update WhatsApp" foi disponibilizado na loja da Google Play desde o último dia 31/10. O app falso se fazia passar por uma atualização do serviço de mensagens instantâneas WhatsApp e teve mais de um milhão de downloads, apenas na plataforma Android. As informações foram apuradas pelo site TecMundo.

Para enganar os usuários, os desenvolvedores do software falso conseguiram personalizar o nome do autor do app como "WhatsApp Inc", graças ao uso de caracteres invisíveis que driblaram a segurança da Play Store. Após fazer o download, os usuários passavam a receber anúncios de outros aplicativos. 

Segundo uma vistoria do Avast, felizmente, os dados das vítimas não foram liberados aos criminosos, pois a intenção do aplicativo era apenas disponibilizar anúncios dentro das conversas e monetizar em cima da publicidade.

Após as primeiras denúncias, entre sexta e sábado, a Google Play já deletou o aplicativo da sua loja de downloads.

Veja tuíte de um desenvolvedor da Avast que fez uma vistoria do app


 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaIncêndio atinge interior de supermercado na região Norte de Blumenau https://t.co/RPHcqUvLzr #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaPor conter cenas de nudez, peça teatral que seria apresentada em Gaspar é cancelada https://t.co/C1G7nGUHi9 #LeiaNoSantahá 4 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca