Cão terapeuta leva conforto a velórios em Balneário Camboriú - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Mundo pet17/12/2017 | 11h56Atualizada em 17/12/2017 | 11h56

Cão terapeuta leva conforto a velórios em Balneário Camboriú

Artur teve história de abandono, foi adotado, e aprendeu a retribuir com 

Cão terapeuta leva conforto a velórios em Balneário Camboriú Fabiano Correa / NSC TV/NSC TV
Foto: Fabiano Correa / NSC TV / NSC TV

Artur, um cão de sete anos, tem um trabalho diferente. A missão dele é levar conforto e carinho a quem sofre com a morte de alguém. O pet terapeuta, que teve uma triste história de abandono, hoje atua nos velórios na capela do Crematorium Vaticano, em Balneário Camboriú. Para isso, usa um uniforme especial que leva mensagens positivas nos bolsos, que ajudam no momento da despedida.

Artur foi treinado para transmitir amor. A adestradora, Vitória Ferreira, diz que ele consegue identificar quem gosta de cachorros, e quem mais precisa de atenção. Habilidade que ele aprendeu depois de ter adotado, seis anos atrás. Artur foi encontrado na rua, doente e amedrontado, e passou a retribuir da maneira que sabia: com carinho e atenção.

O cãozinho faz parte de um grupo de pet terapeutas que também participa de outros trabalhos em Balneário Camboriú. Mas é o único apto a atuar no crematório. 

_ A pessoa abaixa, vai ao encontro dele, e abraça. O que é essa simbologia do abraço? Talvez aquele abraço que você não conseguiu dar naquela pessoa que não está mais aqui com você _ diz Sérgio Lascane, gerente comercial do crematório.

Embora Artur esteja disponível, pelo menos duas vezes por semana, a presença do cãozinho no velório só ocorre quando solicitada pela família.   

(Com informações de Patrícia Silveira, NSC TV)


 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaOktoberfest espera receber quase 570 mil visitantes em Blumenau https://t.co/zUXG5p29S7 #LeiaNoSantahá 12 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaTJ nega extinção de processo e professor responderá por abuso sexual no Alto Vale https://t.co/eh1bAr0GCe #LeiaNoSantahá 14 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca