Mulher dá à luz bebê concebido há 25 anos, nos EUA - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Tennessee21/12/2017 | 15h50Atualizada em 21/12/2017 | 15h50

Mulher dá à luz bebê concebido há 25 anos, nos EUA

Embrião do bebê foi congelado em 14 de outubro de 1992 e descongelado e transferido para o útero da mãe em março deste ano

Mulher dá à luz bebê concebido há 25 anos, nos EUA AFP/AFP PHOTO AND Tina & Benjamin Gibson
Foto: AFP / AFP PHOTO AND Tina & Benjamin Gibson

A norte-americana Tina Gibson, 26 anos, deu à luz  Emma Wren Gibson, no fim de novembro, no Centro Nacional de Doações de Embriões (NEDC), em Knoxville, no Estado americano do Tennessee. O que chama atenção é o fato de que mãe e filha poderiam ter quase a mesma idade se fosse considerado o nascimento de Emma a partir de sua concepção. O embrião do bebê foi congelado em 14 de outubro de 1992 e descongelado e transferido para o útero de Tina em março deste ano, quase 25 anos depois. Emma seria o embrião mais "idoso" que veio ao mundo. As informações são da CNN.

Emma é um bebê saudável, que pesa cerca de três quilos e mede 50 centímetros. Em entrevista à rede de televisão norte-americana, a mãe de Emma afirmou que ela e o marido, Benjamin Gibson, 33 anos, ficaram surpresos com a idade do embrião.

Tina, que tinha apenas um ano e meio quando Emma foi concebida, brincou que ela e a filha "poderiam ter sido melhores amigas". Tina disse que não se importa com o recorde, mas sim com o desejo de ser mãe.

Benjamin tem fibrose cística, condição que aumenta as possibilidades de infertilidade. Com o entrave, na época, o casal decidiu então tentar adotar uma criança. Em uma pausa no processo, os dois conheceram e decidiram optar pela "adoção de embriões".

A diretora de laboratório de embriologia do NEDC, Carol Sommerfelt, destacou que o nascimento de Emma é "bastante emocionante considerando quanto tempo os embriões estiveram congelados".

Anteriormente, o embrião congelado mais antigo que teve um nascimento bem-sucedido tinha 20 anos.

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaSetor da gastronomia cresce 38% em Blumenau https://t.co/nY1Wpms7N6 #LeiaNoSantahá 58 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaResidências são alvo de furtos em Blumenau https://t.co/PbSOksWPV3 #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca