Após enxurrada, Blumenau amanhece com pontos alagados - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Chuva17/01/2018 | 08h54Atualizada em 17/01/2018 | 10h38

Após enxurrada, Blumenau amanhece com pontos alagados

Defesa Civil registrou 155 ocorrências até o momento

Após enxurrada, Blumenau amanhece com pontos alagados Patrick Rodrigues/Jornal de Santa Catarina
Casa desmoronou no bairro Vorstadt em Blumenau Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina
Jornal de Santa Catarina
Jornal de Santa Catarina

A chuva deu uma trégua durante à madrugada e a quarta-feira amanheceu com céu claro trabalhos de limpeza e recuperação em diversos pontos de Blumenau por conta da enxurrada que atingiu a cidade no fim da tarde de terça-feira. O grande volume de chuva que atingiu a cidade entre 17h30min e 20h fez a Defesa Civil do município registrar 155 ocorrências — sendo 90 deslizamentos, 30 análises de risco de desmoronamento e 30 alagamentos. Em menos de duas horas o município registrou 85 milímetros, metade do volume aguardado para o mês inteiro. Uma casa no bairro Vorstadt foi destruída, mas ninguém se feriu.

No início da noite de terça-feira, a prefeitura decidiu ativar o abrigo da Paróquia Luterana da Velha, na Rua João Pessoa, para moradores de área de risco.

Pelo menos 10 unidades de ensino em Blumenau foram atingidas por alagamentos e o prédio da prefeitura teve água vertendo do teto no terceiro e no quarto andar.

Foto: Luis Carlos de Souza / Arquivo Pessoal

Com a trégua na chuva, nesta quarta a Defesa Civil está analisando os pontos atingidos na cidade e deve monitorar a situação do risco. Por conta do solo encharcado, a cidade segue com alerta para deslizamentos. 

Previsão do tempo

De acordo com o AlertaBlu, a frente fria que avança pela costa catarinense mantém o tempo instável em Blumenau. Períodos de abertura de sol se alternam com chuva fraca e isoladas entre a madrugada e a manhã. Durante a tarde pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas devem atingir a cidade. Há risco para temporais isolados, descargas elétricas e rajadas de vento forte e momentâneas. A temperatura mínima oscila entre 22 °C e 24 °C e a máxima vai de 28 °C a 30 °C à tarde.

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaDupla é detida furtando fiação elétrica na Itoupavazinha, em Blumenau https://t.co/ySFt0VAFa0 #LeiaNoSantahá 14 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaTia e sobrinha morrem em acidente em Rio dos Cedros; segundo a PM, motorista estava embriagado https://t.co/3zinKNdSmA #LeiaNoSantahá 15 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca