Defesa Civil de Blumenau sobrevoa áreas de risco - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Chuvas18/01/2018 | 15h06Atualizada em 18/01/2018 | 15h25

Defesa Civil de Blumenau sobrevoa áreas de risco

Ruas Araranguá e Pedro Krauss Sênior e bairro Progresso registraram os maiores danos

Defesa Civil de Blumenau sobrevoa áreas de risco Defesa Civil de Blumenau/Divulgação
Foto: Defesa Civil de Blumenau / Divulgação

O secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, o diretor de Defesa Civil, Adriano da Cunha, e o diretor de  Manutenção de Bairros da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana, Robinsom Soares, sobrevoaram nesta quinta-feira as áreas que tiveram mais danos por conta da enxurrada da última terça-feira. 

Segundo Quadros, durante o sobrevoo foram produzidas várias imagens das regiões afetadas que serão anexadas ao documento que a prefeitura de Blumenau vai encaminhar aos governos estadual e federal em busca de recursos para a recuperação dos estragos. 

Também foi possível identificar, segundo o secretário, a dimensão dos danos e outras áreas de risco de onde os moradores ainda não saíram:

— Nós fomos em quatro ou cinco pontos específicos que foram mais afetados, porque são áreas onde é mais fácil visualizar os estragos por cima do que seguindo pela rua. Também identificamos alguns novos pontos de risco e agora à tarde as equipes da Defesa Civil vão por terra para falar com as famílias e avaliar as situações.  

As áreas de risco identificadas ficam no Morro do Arthur, no bairro Progresso. Quadros revela que na mesma região também foram identificadas duas construções que ele acredita não terem autorização, pois estão em um lugar de bastante perigo. 

A Defesa Civil segue em alerta, já que há possibilidade de novas chuvas fortes nesta quinta-feira, por conta da temperatura elevada durante todo o dia. De acordo com o sistema Alertablu, a temperatura mais alta registrada até o momento na tarde desta quinta foi de 35°C, co sensação térmica de 40°C. 

Decreto de emergência é entregue a parlamentares

Sobrevoo da Defesa Civil sobre áreas afetadas pela enxurrada de 16 de janeiro de 2018 em Blumenau
Foto: Defesa Civil de Blumenau / Divulgação

Segundo o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, nesta quinta-feira o decreto de estado de emergência — medida assinada na quarta-feira que facilita a busca por recursos federais para recuperação e também para reembolsar os investimentos feitos pelo município — foi entregue em uma reunião com o deputado federal João Paulo Kleinübing (PSD), presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, que se comprometeu a ajudar na captação e recursos para Blumenau. Ainda na terça-feira, logo no início dos primeiros estragos causados pela chuva na cidade, o senador Dalírio Beber — que já esteve na presidência do Fórum — se prontificou a ajudar.

— Estão todos trabalhando em busca de recursos para a recuperação da cidade. Eu e os representantes de outros municípios atingidos, incluindo Florianópolis, devemos nos encontrar com o secretário do Nacional de Proteção e Defesa Civil, Newton Ramlow, e representantes do Governo Federal na capital até o fim do mês. Acredito que a reunião será na semana do dia 29 de janeiro.

O prefeito explica que não há uma estimativa final dos valores de prejuízo — um levantamento ainda está sendo feito, mas já foram contabilizados R$ 5,4 milhões em danos ocasionados pelas chuvas.

— Ontem (quarta-feira) pela madrugada já havia 100 homens e 50 máquinas nas ruas fazendo a manutenção, desobstrução e limpeza das vias. Não é possível afirmar ainda quando a cidade estará totalmente normalizada, realmente ainda é cedo mas estamos fazendo o possível e em busca de recursos — comenta.

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaDupla é detida furtando fiação elétrica na Itoupavazinha, em Blumenau https://t.co/ySFt0VAFa0 #LeiaNoSantahá 14 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaTia e sobrinha morrem em acidente em Rio dos Cedros; segundo a PM, motorista estava embriagado https://t.co/3zinKNdSmA #LeiaNoSantahá 15 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca