Duplicação causa bloqueio a partir desta terça-feira na Rua Humberto de Campos, em Blumenau - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Mobilidade16/01/2018 | 07h00Atualizada em 16/01/2018 | 07h15

Duplicação causa bloqueio a partir desta terça-feira na Rua Humberto de Campos, em Blumenau

Obra vai provocar alterações no trânsito no bairro da Velha até novembro

Duplicação causa bloqueio a partir desta terça-feira na Rua Humberto de Campos, em Blumenau Patrick Rodrigues/Jornal de Santa Catarina
Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

Mudanças à vista no trânsito de Blumenau. Motoristas que utilizam a Rua Humberto de Campos, no bairro da Velha, terão que optar por outras rotas a partir de hoje. Isso porque a construção de uma galeria de drenagem – continuação dos trabalhos que ocorrem na Rua Clara Mantau – irá interditar quase que totalmente a via hoje, a partir das 14h, até novembro. Apenas veículos leves que queiram acessar o comércio da região e ônibus do transporte coletivo, no sentido bairro-Centro, poderão passar pelo local.

Ajuste nas pistas, reconstrução das calçadas e colocação de um novo pavimento estão previstos no processo de duplicação e prolongamento da rua, uma das obras financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Como a empreitada requer a abertura de valas e operação de máquinas de grande porte, o município optou por restringir a passagem de veículos no local por questão de segurança. De modo geral, segundo o secretário de Infraestrutura Urbana, Régis Evaloir da Silva, apenas as condições do tempo podem interferir no cronograma da obra.

– Há recurso assegurado, trabalhadores e máquinas. A obra só vai atrasar se o tempo não colaborar – assegura.

Mesmo com diversas mudanças no trânsito (confira os mapas ao lado) e o período previsto de 36 semanas de trabalhos no local, a Guarda Municipal (GMT) acredita que não haverá congestionamentos ou impacto significativo no fluxo de veículos no entorno. Jailson Rogério Cândido, chefe da GMT, explica que houve uma série de reuniões entre os agentes e a Secretaria de Planejamento para que a interdição da Rua Humberto de Campos não se tornasse mais um gargalo no trânsito de Blumenau.

– Na nossa análise não haverá problemas. Fazendo essas duas opções de trajeto, pela Rua Almirante Barroso para veículos pesados e pela Rua João Pessoa para os veículos leves, a esperança é que não haja congestionamentos. Quando fechamos a Rua Clara Mantau também havia o receio de congestionamento, mas conseguimos suportar o trânsito e esperamos que o mesmo ocorra com a Humberto de Campos – diz o chefe da GMT.

Em um primeiro momento, no decorrer desta semana, cinco agentes ficarão no local para orientar motoristas. Esse número pode aumentar, conforme a demanda para garantir o fluxo de veículos. 

As intervenções para o prolongamento e a duplicação da via custarão cerca de R$ 60 milhões, valor incluído no pacote de financiamento do BID. A previsão é de que todos os trabalhos estejam concluídos até o fim de 2019.

Foto:

1) Obras na Rua Humberto de Campos
A partir de terça-feira, as obras de duplicação da Rua Humberto de Campos vão provocar a interdição parcial da via no trecho entre a Vila Germânica e o Terminal da Proeb. Nesse trajeto, apenas ônibus e veículos leves vão poder circular, e somente no sentido bairro-Centro. A intervenção vai exigir mudanças no trânsito das ruas em volta para quem precisa ir e vir da Velha até o Centro.

2) Novo acesso na Praça do Estudante
Haverá um novo acesso para quem precisar seguir no sentido Centro-Velha. Quem vem da Rua 7 de Setembro poderá entrar em um acesso na Praça do Estudante, próximo ao restaurante Habib’s, controlado por semáforo. Após contornar a praça, bastará percorrer a Rua Almirante Tamandaré, que terá sentido único em direção à Velha. 

Foto:

3) Rua João Pessoa em dois sentidos
A partir da Rua Ayres Gama (via que dá acesso ao hipermercado Angeloni) até a Rua Alberto Stein, a Rua João Pessoa não terá mais estacionamento nos dois lados no período da obra. Em vez disso, uma pista será dedicada para veículos seguirem no sentido Centro-Velha.

4) Instalação de três novos semáforos
Para viabilizar as mudanças no trânsito do bairro, três novos semáforos foram instalados.  Dois deles ficam no cruzamento das ruas 7 de Setembro e Antônio da Veiga. Um controla o fluxo na saída da Antônio da Veiga, no cruzamento com a Rua Theodoro Holtrup, e o outro, o contorno da Praça do Estudante, aberto pela prefeitura no fim desta semana. Por fim, até novembro uma terceira sinaleira vai regular o retorno na rotatória do Terminal da Proeb, que hoje é restrita aos ônibus e durante as obras será aberta para os demais veículos.

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaDupla é presa por crime ambiental após abater animal silvestre em Blumenau https://t.co/t6Yt5w8IuM #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaDois furtos foram registrados neste domingo, em Blumenau https://t.co/1Zs0MU4Aeu #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
Imprimir