Em três dias, Blumenau registrou 350 ocorrências relacionadas às chuvas  - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Enxurrada18/01/2018 | 06h52Atualizada em 18/01/2018 | 07h13

Em três dias, Blumenau registrou 350 ocorrências relacionadas às chuvas 

 Defesa Civil da cidade monitora mais de 300 deslizamentos desde terça-feira (16)

Em três dias, Blumenau registrou 350 ocorrências relacionadas às chuvas  Marco Favero/Diário Catarinense
Foto: Marco Favero / Diário Catarinense

De terça-feira (16) à tarde quando começou a chover em Blumenau até o amanhecer desta quinta-feira (18), a Defesa Civil da cidade já registrou mais de 350 ocorrências relacionadas às chuvas. Destas, pelo menos 300 são de deslizamentos. A situação considerada mais grave foi a casa destruída após deslizamento de terra na Rua Pedro Krauss Sênior, no bairro Vorstadt

Com o solo inundado após o temporal, a orientação da Defesa Civil aos moradores ainda é de cuidado redobrado - na quarta-feira (17) o pedido era de que os habitantes das áreas de risco deixassem as residências e procurassem um local seguro. Qualquer movimentação de solo ou ocorrência causada pela chuva, os blumenauenses devem acionar o 199, plantão da Defesa Civil.

Decreto de emergência

Ainda na tarde de quarta-feira, o prefeito Napoleão Bernardes assinou o decreto de estado de emergência para Blumenau. A assinatura ocorreu durante a reunião do colegiado na prefeitura, que reuniu secretários de todas as pastas e outros líderes do poder público e da Defesa Civil.

Ainda não há uma estimativa final dos valores de prejuízo, mas como houve danos públicos e privados, inclusive com escolas atingidas, já era possível decretar a emergência. A medida facilita a busca por recursos federais para recuperação e também para reembolsar os investimentos feitos pelo município neste primeiro momento. 

Segundo Napoleão, favorece até a obtenção de linhas de créditos para empresários que tiveram prejuízos com as chuvas. O decreto será encaminhado em uma reunião na manhã desta quinta, com o deputado federal João Paulo Kleinübing (PSD), presidente do Fórum Parlamentar Catarinense.

Atendimento aos empreendedores atingidos

Nesta quinta e na sexta-feira, a Praça do Empreendedor vai atender, em regime de urgência, das 10h às 19h, empresas atingidas pelas chuvas. O atendimento será exclusivamente para as empresas atingidas pela enxurrada de terça-feira. De acordo com o diretor de Apoio ao Empreendedor, Rafael Phillipe de Oliveira, o objetivo é orientar e apoiar os empresários da cidade. A praça está localizada no Shopping Park Europeu (Rua Paul Fritz, 1.600, sala 1006, na Itoupava Norte). O telefone é (47) 3381-7981. 

Previsão para quinta-feira

De acordo com o AlertaBlu, a quinta-feira começa com nebulosidade e períodos de abertura de sol em Blumenau. Faz calor à tarde, mas o transporte de umidade em direção ao município favorecem áreas de instabilidade podendo causar pancadas de chuvas e trovoadas entre tarde e noite. Há risco para temporais acompanhados de descargas elétricas e rajadas de vento fortes e momentâneas. A temperatura mínima oscila entre 21 °C  e 23 °C e a máxima entre 34 °C e 36 °C.

:: Vídeo: Homem entra em casa alagada para resgatar cadela no bairro Água Verde, em Blumenau
::
Defesa Civil pede que moradores de áreas de risco saiam de casa em Blumenau
::
Moradores limpam ruas e famílias continuam ilhadas em Blumenau depois do temporal
::  Casal perde carro recém-comprado por conta de alagamento no bairro da Velha
::  Saiba onde mais choveu nesta terça-feira em Blumenau  


 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaBlumenau terá programação para a Semana da Imigração Alemã  https://t.co/SXsH0rQ1og #LeiaNoSantahá 3 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaIFC abre inscrições para três cursos gratuitos em Blumenau https://t.co/i6JdqzH19V #LeiaNoSantahá 4 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca