IFSC, Udesc e UFSC oferecem 4,1 mil vagas pelo Sisu até sexta-feira  - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Ensino superior25/01/2018 | 10h43Atualizada em 25/01/2018 | 10h43

IFSC, Udesc e UFSC oferecem 4,1 mil vagas pelo Sisu até sexta-feira 

Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

IFSC, Udesc e UFSC oferecem 4,1 mil vagas pelo Sisu até sexta-feira  Germano Rorato/Agencia RBS
Foto: Germano Rorato / Agencia RBS
Diário Catarinense
Diário Catarinense

Antecipadas pelo Ministério da Educação (MEC), as inscrições para vagas em cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam nesta sexta-feira, 26. Em Santa Catarina, as três principais instituições públicas de ensino superior — Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) — oferecem juntas 4.126 vagas. O Sisu utiliza como critério de avaliação o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) feito em 2017. 

No IFSC, são 1.796 vagas em 21 câmpus para cursos com início no primeiro semestre de 2018. Metade das vagas será destinada à ampla concorrência e a outra metade para o sistema de cotas para escolas públicas com renda bruta per capita familiar inferior a 1,5 salário mínimo. O sistema de cotas inclui percentuais para candidatos pretos, pardos, indígenas, surdos e pessoas com deficiência. Os percentuais e condições para concorrer estão explicados no Edital 13/DEING/2018-1:SiSU.

Já na Udesc, estão sendo ofertadas quase 400 vagas de 43 graduações para o primeiro semestre deste ano, em Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul. Confira o edital neste link. Das vagas de cada curso da Udesc, 20% delas estão destinadas para candidatos que tenham feito integralmente o ensino médio na rede pública e 10% são oferecidas para candidatos negros.

A UFSC, por fim, coloca à disposição 1.930 vagas para ingresso em 100 cursos superiores ainda este ano. Destas vagas, 50% são destinadas para ações afirmativas (984) e a outra metade para ampla concorrência (946). Veja o cronograma e o quadro de vagas para o acesso à instituição pelo Sisu. 

A inscrição para qualquer uma das 130 instituições de ensino superior participantes deve ser feita de 23 a 26 de janeiro no site do Sisu. Podem concorrer estudantes que fizeram o Enem em 2017 e tiraram nota igual ou superior a 300 na redação. Todos devem concluir o ensino médio até a data da matrícula que será nos dias 1º, 2 e 5 de fevereiro.

Leia também:
Confira dicas para organizar as contas depois das férias

Papa Francisco responde cartas de alunos da Grande Florianópolis

Entrega de encomendas pelos Correios poderá ser acompanhada pelo CPF ou CNPJ

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPolícia Civil vai investigar caso de agressão contra criança na Água Verde em Blumenau https://t.co/D2KIIIMaGU #LeiaNoSantahá 7 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaHomem é esfaqueado após briga na Vila Itoupava em Blumenau https://t.co/lFcLqVDOSJ #LeiaNoSantahá 11 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca