Previsão para esta quarta-feira aponta chance de novo temporal em Blumenau - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Vale do Itajaí17/01/2018 | 11h27Atualizada em 17/01/2018 | 11h29

Previsão para esta quarta-feira aponta chance de novo temporal em Blumenau

Condição climática é semelhante a que causou chuva forte na cidade

Previsão para esta quarta-feira aponta chance de novo temporal em Blumenau Patrick Rodrigues/Agencia RBS
Chuva de terça-feira alagou as principais ruas da cidade Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

A chuva registrada na terça-feira em Blumenau tem chance de se repetir nesta quarta-feira. A condição climática do dia aponta para uma previsão de temporal que pode ser associado a granizo e ventos fortes com acumulados elevados em curto período de tempo.

Segundo a previsão do AlertaBlu, órgão oficial de monitoramento da cidade, a instabilidade segue por conta à configuração atmosférica em diversos níveis que, associada ao forte aquecimento em superfície e ao fluxo da umidade em baixos níveis para a região, forma áreas que provocam pancadas com trovoadas e descargas elétricas a partir da tarde. As temperaturas durante o dia podem chegar aos 31ºC.

— Com as essas chuvas de verão não é possível determinar uma previsão de acumulado. Elas ocorrem mais em função de calor. Conforme vão se formando a gente vai informando — explica a meteorologista do AlertaBlu aciana Weber.

A Secretaria de Estado da Defesa Civil confirma a condição para esta quarta-feira, mas destaca que ela pode ter alterações conforme a região. Ou seja, a chuva tem chance de ir para outras cidades e não necessariamente nos mesmo locais onde choveu no dia anterior.

— Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis são regiões que vêm registrando chuva há bastante tempo, por isso preocupam mais — detalha o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

Confira abaixo a previsão do AlertaBlu para Blumenau:

Dia 17/01/2018 (quarta-feira)
Na quarta-feira permanece a condição de instabilidade em Blumenau devido a configuração atmosférica em diversos níveis que associada ao forte aquecimento em superfície e ao fluxo de umidade em baixos níveis para a região forma áreas de instabilidade provocando pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas a partir da tarde. Há risco de temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento, queda de granizo de forma isolada e chuva forte em curto período de tempo mal distribuída. Temperatura máxima entre 29 e 31ºC com ventos fracos a moderados de noroeste.

Dia 18/01/2018 (quinta-feira)
O aquecimento em superfície associado ao suporte de calor e umidade em baixos níveis da atmosfera ocasiona a formação de áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva com trovoadas no fim do dia. Há risco de temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento, queda de granizo de forma isolada e chuva forte em curto período de tempo. A temperatura mínima varia entre 21 e 23ºC e máxima entre 33 e 35ºC. Ventos fracos a moderados de oeste/noroeste passando a sudeste.

Dia 19/01/2018 (sexta-feira)
Presença do sol entre nuvens e condição para pancadas de chuva rápidas e isoladas, típicas de verão, com trovoadas e descargas elétricas. Não se descarta a ocorrência de temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento. A temperatura mínima varia entre 20 e 22ºC e máxima entre 29 e 31ºC. Ventos fracos a moderados de oeste passando a sudeste.

Leia também:

::: Temporal alaga ruas em Blumenau e região e deixa Defesa Civil em alerta máximo

::: Deslizamento destrói casa no Vorstadt em Blumenau 

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaOktoberfest espera receber quase 570 mil visitantes em Blumenau https://t.co/zUXG5p29S7 #LeiaNoSantahá 12 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaTJ nega extinção de processo e professor responderá por abuso sexual no Alto Vale https://t.co/eh1bAr0GCe #LeiaNoSantahá 14 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca