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Mobilidade08/03/2018 | 07h27Atualizada em 08/03/2018 | 07h27

Corredor de ônibus altera trânsito na Rua Almirante Tamandaré em Blumenau

Alterações foram feitas para desafogar o tráfego na Rua Humberto de Campos, que está sendo duplicada, e otimizar o percurso dos ônibus

Corredor de ônibus altera trânsito na Rua Almirante Tamandaré em Blumenau Adriano Lins/Jornal de Santa Catarina
Corredor de ônibus funciona no sentido contrário ao trânsito dos outros veículos Foto: Adriano Lins / Jornal de Santa Catarina

 Quem trafegou pela Rua Almirante Tamandaré nesta quarta-feira ao longo do dia percebeu que o trânsito mudou em parte da via. Mais precisamente no trecho entre a Rua Alberto Stein e a Praça do Estudante, onde entrou em funcionamento um corredor exclusivo para ônibus e a retirada da ciclovia. A via exclusiva foi instalada devido à interdição total da Rua Humberto de Campos, no trecho entre o Parque Vila Germânica e a Rua 7 de Setembro, para os trabalhos de duplicação.

– Esta é uma obra provisória para atender uma demanda de fluxo dos ônibus, pois com as obras de duplicação da Rua Humberto de Campo, tivemos que interromper o trânsito totalmente e os ônibus tinham que fazer um trajeto muito grande. Fizemos um estudo juntamente com o Seterb para reduzir o tempo de percurso, que acabou pela criação desse corredor temporário até que o trecho em obras seja liberado, algo que deve ocorrer em até oito meses – diz o engenheiro da Secretaria Executiva de Mobilidade Sustentável e Projetos Especiais, Dirk Reiter.

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O motorista e morador da Rua Almirante Tamandaré Rainer Brandt afirma que alguma mudança era necessária:

– Eles tinham que fazer alguma coisa para agilizar o ônibus, pois passando pela Rua João Pessoa estava um horror. Quando ia para o Centro levava quase uma hora nesse trajeto. Mas aqui o problema são os motoristas que desconhecem a sinalização e acabam cometendo infrações – pondera o aposentado.

A especialista em trânsito Márcia Pontes sustenta que não há muitas opções técnicas para lidar com o impacto das obras da Rua Humberto de Campos e explica que com a interdição total de uma via, a pressão do trânsito muda para outro lugar.

– O trânsito de Blumenau é um tabuleiro de xadrez. Qualquer modificação se faça vai ter pressão na fluidez das vias mais próximas. Temos quase 256 mil veículos distribuídos em 4 mil vias, muitas delas pequenas e sem saída. É preciso paciência. Não há outra solução – argumenta.

A pista para ônibus funciona no sentido contrário às outras duas, dedicadas ao fluxo dos carros no sentido Centro-bairro. Durante a manhã de ontem, no período em que esteve no local a reportagem do Santa flagrou ações indevidas por parte de motoristas e dos ciclistas, além de reclamações e sugestões para tornar o trânsito no local mais harmônico.

O técnico judiciário Márcio Oechsler, que faz o trajeto pela Rua Almirante Tamandaré todos os dias, diz que mais uma vez os ciclistas foram prejudicados.

– Espero realmente que seja provisório enquanto há obras na Humberto de Campos. Ficou bem ruim para os ciclistas, a gente terá que se adaptar e redobrar o cuidado. É importante ter uma sinalização muito clara para o pedestre e ciclista – sugere o ciclista.

O analista de sistemas e estudante Otnael Rocha Silva, criticou a colocação de placas indicativas no meio da calçada.

– Esta calçada compartilhada aqui atende parcialmente. Um idoso ou um cadeirante terão problemas para se locomover em razão das placas e desníveis na calçada.

Em nota, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) reconhece a situação difícil para ciclistas e pedestres e informa que se está estudando uma outra possibilidade de melhorar a mobilidade nesse período de obras. Sobre a posição da placa instalada na calçada, a nota informa que ela atende as especificações técnicas para evitar acidentes com veículos de carga e ônibus. 

 

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