Justiça Eleitoral faz plantão para expedir e alterar título de eleitor em Blumenau - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Eleições 201826/04/2018 | 17h35Atualizada em 26/04/2018 | 18h03

Justiça Eleitoral faz plantão para expedir e alterar título de eleitor em Blumenau

Atendimento especial ocorre neste sábado, a 11 dias do fim do fechamento do cadastro de eleitores

Justiça Eleitoral faz plantão para expedir e alterar título de eleitor em Blumenau Patrick Rodrigues/Jornal de Santa Catarina
Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

A pouco mais de cinco meses das eleições, os primeiros prazos do calendário eleitoral começam a chegar ao fim. Depois do limite para prefeitos e governadores interessados na disputa de outubro deste ano deixarem os cargos públicos ocupados, agora é a vez dos eleitores ficarem atentos. No dia 9 de maio termina o prazo para a expedição de novos títulos de eleitores para quem pretende votar na eleição deste ano. 

Também é a data-limite para os que desejam transferir o domicílio eleitoral ou alterar algum dado do documento, incluindo o nome social. Depois dessa data, o cadastro de eleitores será fechado e só será possível fazer essas modificações a partir de novembro.

A procura tem sido grande nesses últimos dias do prazo. Por dia, a média é de 200 pessoas atendidas na central do eleitor de Blumenau e o tempo de espera de quem não agendou o atendimento chega até a duas horas. Por causa disso, a Justiça Eleitoral promove um plantão neste sábado, das 9h às 15h. Foram abertas 72 vagas para agendamento, todas já preenchidas no início da semana. 

Entretanto, servidores vão atender também quem comparecer ao local no plantão de sábado sem agendar horário. A central do eleitor fica junto à sede da 3ª e da 88ª Zona Eleitoral de Blumenau, no prédio do antigo fórum, na Praça Victor Konder, em frente à prefeitura.

— Como nesta reta final a procura nos cartórios é sempre muito grande, decidimos fazer o mutirão até mesmo para ajudar os eleitores que não podem vir durante a semana — conta o chefe de cartório da 88ª Zona Eleitoral, Ricardo de Souza.

Quem precisar fazer alterações ou um novo título de eleitor e não puder comparecer no plantão de sábado pode ir durante a semana. Os cartórios eleitorais atendem das 12h às 19h. Nos dias 7, 8 e 9, que antecedem o fim do prazo, o horário deve ser alterado para das 9h às 17h. Os eleitores que desejam evitar filas podem agendar atendimento pelo telefone 0800-647-3888 ou no site tre-sc.jus.br, na aba “Agende seu atendimento”.

"A Justiça Eleitoral vai estar atenta às fake news", diz juiz da 5ª Vara Cível de Blumenau

Eleitores de zona extinta não precisam ir ao cartório 

Quem é eleitor cadastrado na 89ª Zona Eleitoral, que foi extinta no ano passado em função de uma portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não precisa comparecer ao cartório eleitoral. Ricardo explica que todos os eleitores foram migrados automaticamente para a 3ª Zona Eleitoral. O local de votação em outubro será o mesmo. A seção será diferente, mas haverá indicações para os eleitores sobre as novas salas para a escolha dos candidatos.

Os eleitores que quiserem saber antecipadamente qual a nova seção podem baixar o aplicativo "E-título", uma novidade da Justiça Eleitoral deste ano que já apresenta no smartphone os dados atualizados do eleitor, incluindo a nova seção e o local de votação, que não muda.

Serviço
O quê: Plantão da Justiça Eleitoral
Para quem: quem precisa expedir novo título de eleitor, transferir domicílio eleitoral ou alterar dados e nome social a tempo de participar das eleições de 2018
Quando: sábado, das 9h às 15h
Onde: Central de atendimento ao eleitor, junto à sede da 3ª e da 88ª Zona Eleitoral de Blumenau, no prédio do antigo fórum, na Praça Victor Konder, em frente à prefeitura.

Leia mais notícias de Blumenau e região

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaSuposta briga de vizinhos em Apiúna acaba com homem morto  https://t.co/PlBkEUreEq #LeiaNoSantahá 4 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaPrefeitura divulga nota sobre suposto concurso público em Blumenau https://t.co/sIDQMPje0N #LeiaNoSantahá 6 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca