Moradores de rua de Blumenau recebem atendimento de saúde - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Serviço24/04/2018 | 12h17Atualizada em 24/04/2018 | 12h17

Moradores de rua de Blumenau recebem atendimento de saúde

Atividades fazem parte de um programa do governo federal e são executados na cidade desde julho de 2016

Moradores de rua de Blumenau recebem atendimento de saúde Patrick Rodrigues/Jornal de Santa Catarina
Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

Ampliar o acesso da população de rua aos serviços de saúde é o objetivo do projeto Consultório na Rua, que é vinculada à Secretaria de Promoção da Saúde (Semus). O programa criado em 2016, desde a sua criação já promoveu mais de 2,1 mil atendimentos nas ruas da cidade, entre ações de cuidado e redução de danos, escuta qualificada e orientações em saúde. 

O Consultório na Rua foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, esta estratégia visa levar atenção integral à saúde para pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade no local onde estão. Os Consultórios na Rua são formados por uma equipe multiprofissional composta por uma enfermeira, uma psicóloga e dois técnicos de enfermagem, além de motorista para o atendimento de saúde itinerante voltado exclusivamente à população em situação de rua de todo o município. 

Quando a equipe avaliar necessário esses profissionais, que atuam de maneira articulada com a rede de atenção básica, encaminham os pacientes para outras unidades, como as ESFs e os AGs, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e o Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap).

Segundo dados da equipe do Consultório da Rua, o programa conta com 273 usuários cadastrados, de um total de aproximadamente 550 pessoas em situação de rua no município de Blumenau. Para quem identificar uma pessoa em situação de vulnerabilidade que necessite de atendimento pode solicitar assistência por meio dos telefones 3381-6350 ou para o 99149-6586.

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaConfira quatro cursos gratuitos para se aperfeiçoar em Indaial https://t.co/VCqccQkQDS #LeiaNoSantahá 4 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaLinhas 101 e 111 do transporte coletivo de Blumenau terão alterações a partir de sábado  https://t.co/4AC0Vzy1Dq #LeiaNoSantahá 30 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca