Sábado foi dia de pais e alunos nas escolas estaduais de Blumenau - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Educação07/04/2018 | 16h29Atualizada em 07/04/2018 | 16h30

Sábado foi dia de pais e alunos nas escolas estaduais de Blumenau

Atividades fizeram parte da programação do Dia da Família na Escola que ocorre em toda a rede escolar do Estado

Sábado foi dia de ir para a escola, não da forma tradicional com livros, cadernos e caneta dentro das mochilas. Não havia reunião e nem entrega de boletim, mas a presença dos pais e dos alunos foi indispensável nas escolas estaduais de Santa Catarina neste dia, pois esta data foi reservada para o Dia da Família na Escola.

Todas as instituições de ensino estaduais abriram as portas para receber os pais e alunos com diversas atividades, promovendo ações educativas, recreativas e culturais alusivas ao tema deste ano, que aborda a importância do apoio da família na construção do projeto de vida pelos estudantes.

Em Blumenau, a Escola de Educação Básica Professor João Widemann foi uma das escolas que receberam este evento, que buscou o envolvimento das famílias na rotina escolar dos filhos, cerca de 2 mil pessoas prestigiaram a ação. O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, visitou a escola, acompanhado do secretário de Educação, Eduardo Deschamps, e do presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, eles avaliaram como positiva esta ação que contribui com a percepção dos desafios do mundo do trabalho em constante transformação, que os alunos irão enfrentar.

A proposta da criação do Dia da Família na Escola surgiu da Campanha Pais pela Educação, lançada pelo Movimento SC pela Educação em 2014. Um dos estímulos é uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), segundo ela os estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem esse mesmo tratamento.

Durante o dia quem foi na escola pode participar de palestras com especialistas sobre projeto de vida e escolha profissional, ações de estímulo à leitura e oficinas de brincadeiras tradicionais. Além disso, diversos serviços de saúde e orientação para a comunidade foram prestados.

Mais do que a as atividades, o Dia da Família aproximou os alunos e os pais dentro da escola, proporcionando a eles uma forma de estarem mais presentes no ambiente escolar que o filho frequenta. Para a administradora de empresas, Cláudia Burani, mãe do Francisco Burani de 8 anos, que estuda na Escola João Widemann esta atividade proporciona muita alegria na relação com o filho.

– Eu fico muito feliz de estar aqui com meu filho hoje, pois ele acaba se interessando mais e a gente acaba acompanhando mais de perto, isso acaba servindo para verificar o tratamento da escola com ele. Em casa todos os dias eu pego a agenda do meu filho, observo as atividades e pergunto pra ele como foi a aula, eu fico muito interessada nesta parte. Estamos há dois anos em Santa Catarina, nós viemos do Paraná e a nossa maior preocupação era com a escola pública, lá eu não tinha a mesma visão que tenho aqui. A experiência que estamos tendo é muito bacana – avalia a mãe do Francisco, que está no 3º ano do ensino fundamental.  

Além das escolas estaduais a rede escolar da FIESC (SESI e SENAI), FECOMÉRCIO (SESC e SENAC), FAESC (SENAR) e FETRANCESC (SEST e SENAT) também promoveram ações neste dia em que a família esteve na escola.

Escolas do município também abriram as portas

As escolas municipais também desenvolveram atividades para a comunidade neste sábado. Por meio do projeto Escola Aberta, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) possui 18 escolas que participam do projeto, que já ocorre há 11 anos no município e foi instituída pela Lei nº. 8.471.

A iniciativa preconiza a utilização do espaço escolar aos fins de semana, para a realização de atividades recreativas e culturais abertas à população.

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaFogos de artifício causaram 154 internações em SC em 10 anos, aponta pesquisa   https://t.co/OJsE3spXNZ #LeiaNoSantahá 24 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaDefeito deixa cerca de 14 mil casas sem energia elétrica em Blumenau https://t.co/VYcvV9ef05 #LeiaNoSantahá 13 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca