Stammtisch de Blumenau chega à 27ª edição e promete muita diversão neste sábado - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Lazer21/04/2018 | 09h42Atualizada em 21/04/2018 | 09h42

Stammtisch de Blumenau chega à 27ª edição e promete muita diversão neste sábado

O evento começa às 10h na Rua XV de Novembro e segue até as 16h com 250 grupos participando

Stammtisch de Blumenau chega à 27ª edição e promete muita diversão neste sábado Patrick Rodrigues/Jornal de Santa Catarina
O Stammtisch reúne diversas gerações em um evento recheado atrações na região central Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

Celebrar a amizade e compartilhar momentos. Assim é o Stammtisch de Blumenau, que neste sábado chega à 27ª edição. Um evento único, que preenche a Rua XV de Novembro há 18 anos de demonstrações de amizade e reúne pessoas de todos os estilos e gostos, com o ideal de vivenciar, em uma das principais vias da cidade, momentos inesquecíveis.

A festa no formato atual foi idealizada pelo ex-colunista do Jornal de Santa Catarina, saudoso Horácio Braun, que teve a ideia de reunir grupos de amigos em um mesmo espaço. A pretensão era que o encontro fizesse parte das comemorações dos 150 anos de Blumenau. Assim, a primeira edição foi organizada pelo Blumenau Convention & Visitor Bureau e pelo Instituto Blumenau 150 anos.

A partir da terceira edição, em 2001, com o envolvimento de outros tipos de confrarias que não se constituíam em autênticos grupos de stammtisch, de origem alemã, resolveu-se denominá-lo de “Strassenfest mit Stammtischtreffen”, que significa “Festa de rua com encontro de Stammtisch”, em alemão. Com o passar do tempo, o encontro de amigos passou a ser chamada apenas de Stammtisch e se tornou em mais uma festa popular no Estado.

Dos 17 grupos da primeira edição, agora são 250, com média de 40 a 50 participantes, que preenchem desde cedo cada espaço na Rua XV. Para o presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck, o evento tornou-se tradicional no calendário anual da cidade.

– O Stammtisch proporciona a integração entre grupos organizados e devido à sua importância proliferou para outras cidades que usaram nosso evento como exemplo – aponta Stodieck.

Os veteranos do encontro
Alguns grupos participam desde a primeira edição. Entre eles está o Moto Clube Blumenau. O atual presidente do associação, José Augusto Reinert, conta que todos os sócios antigos dizem que a festa foi uma grande ideia e que serviu para rever amigos de outros grupos:

– Desde a primeira edição participamos do Stammtisch. A gente se encontra a cada 15 dias e com este evento podemos encontrar os outros grupos também. Queremos mostrar que a festa é uma reunião de amigos para confraternizar.

::: Leia mais notícias de Blumenau e região no Santa
::: Leia mais notícias de Santa Catarina no NSC Total

A festa tomou forma com o passar do tempo e regras foram criadas para receber os festeiros e garantir a melhor experiência dos grupos. Diferentemente de anos anteriores, em que uma empresa privada era responsável por toda organização, neste ano foi criada a Associação de Grupos e Confrarias de Blumenau, que assumiu a coordenação.

– A associação existia na informalidade, porém, nesta edição os grupos decidiram se reunir e se organizar, inclusive trabalhando no estatuto. Os grupos entendem que a festa não é de propriedade privada, mas sim dos participantes. Com isso pedimos que as empresas que já participaram da organização do evento apresentassem uma proposta com valor definido – conta Reinert, que é o presidente eleito da associação. 

Neste ano, uma das novidades é um espaço gastronômico destinado para as pessoas que não integram grupos e turistas. Foods trucks vão vender lanches, petiscos, doces e bebidas em frente ao Edifício Catarinense, número 550.

Gerações unidas no Centro da cidade
A relação familiar também está presente nos grupos. Pais e filhos aproveitam a oportunidade para se reunir no Centro e festejar. O Dahochkenndieimmerdahochkenn possui um nome tão extenso como a relação que o pai Alcides Schneider e o filho Charles Schneider têm com o Stammtisch. O grupo foi criado muito antes de Horácio Braun ter a ideia da festa. Tudo começou há 21 anos, quando o Alcides foi para Alemanha e entrou em um bar, onde havia uma mesa de canto onde estava escrito Stammtisch e o nome Dahochkenndieimmerdahochkenn.

– Anotei este nome com a intenção de montar aqui em Blumenau. Convidei alguns amigos e meu filho (Charles) também participou. Depois ele montou o próprio grupo dele. Em Blumenau começamos a participar somente a partir da terceira edição – conta Alcides.

 Blumenau - SC - Brasil - 19042018 - Stammtisch acontece sábado na rua XV em Blumenau, Charles Schneider ( filho) e Alcides Charles Schneider (pai)
Charles e o pai Alcides Schneider entrelaçam a história familiar com as dos grupos de Stammtisch que organizamFoto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

Influenciado pelo pai, Charles decidiu montar um grupo com os amigos de futebol, do Clube Atlético Itoupava. Assim nasceu o “Amigos da Itoupava”, que visa preservar e manter as tradições culturais germânicas. Além de participar do evento na Rua XV, o grupo também organiza um Stammtisch na Vila Itoupava, que em julho deste ano chega à 17ª edição.

Dia de festa em dobro
O evento deste sábado é motivo de dupla celebração para a família Ramos. O grupo Freunde des Gesetz (Amigos da Lei) foi fundado pelo advogado Marcelo Ramos há 12 anos. Com o tempo Marcelo passou a batuta para o filho, Túlio Ramos.

– Antes, meu pai organizava junto. Agora, ele vai como participante neste evento, que para mim é a melhor festa de Blumenau – conta Túlio.

Além de festejar com os amigos e familiares, a festa é especial para o pai e Vitor Ramos, irmão de Túlio. Eles aproveitam o cenário do Stammtisch para comemorar juntos o aniversário. A data oficial é no dia 20 de abril, mas como cai geralmente próxima ao início do evento, a festa para eles é um motivo a mais para celebrar.

O lado social do evento
Com a criação da Associação de Grupos e Confrarias de Blumenau foi definido que uma das novidades desta edição seria o retorno social do evento. Após reuniões, os grupos decidiram que o lucro do encontro deveria ser revertido para alguma instituição beneficente da cidade.

– Todo o lucro da festa, que antes era da empresa que organizava, será revertido para uma instituição de caridade, pois acreditamos que é um fator muito importante para que as pessoas vejam o evento de outra forma. Ainda não deliberamos como será o repasse. Após a festa vamos verificar o saldo e saber quais e quantas instituições poderemos auxiliar – afirma o José Augusto Reinert, presidente da associação.

A pretensão de utilizar a união dos participantes do Stammtisch para um bem maior não é novidade para um grupo que faz parte desta festa desde 2002. Em 2013, os membros do grupo Os Bartira resolveram fazer um evento filantrópico e escolheram a Casa São Simeão para ajudar.  A partir de então, começaram a auxiliar a instituição em ações como pedágios, feijoadas, café da manhã e até um bailão para os moradores da entidade.

– Queríamos tirar um pouco da imagem de um grupo que se reúne apenas para festar. Com o passar dos anos os integrantes foram criando família e é essa imagem positiva que queremos passar para nossos filhos, de ajudar quem necessita – conta o presidente do grupo, Juarez Felisberto Jr.

SERVIÇO
As barracas serão montadas a partir do cruzamento da Rua Nereu Ramos com a XV, até o final da via, no entroncamento com a Rua Dr. Amadeu da Luz

- Abertura oficial do evento será às 10h. O encerramento e desmontagem das estruturas ocorrerão a partir das 16h.

- A via será fechada ao tráfego de veículos.

- A liberação do trânsito no local está prevista para sábado, às 21h, segundo o Seterb.

- As ruas Paul Hering e Rodolfo Freygang estarão liberadas aos veículos para acesso à Avenida Presidente Castelo Branco (Beira-rio), assim como as ruas Professor José Ferreira da Silva e Namy Deeke para acesso à Rua 7 de Setembro.

#nscnostamm
Você vai ao Stammtisch de Blumenau e quer ver sua foto publicada no Insta do Jornal de  Santa Catarina e ainda aparecer na tela do Jornal do Almoço, da NSC TV? É só usar a #nscnostamm nas suas publicações. O jornal vai selecionar as melhores imagens e compartilhá-las. As fotos selecionadas também vão fazer parte de um clipe, que será exibido pela NSC TV.



 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaDuas pessoas morrem em acidente na BR-470, em Ilhota https://t.co/DzntbjJaXo #LeiaNoSantahá 2 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaDois homens são presos após roubo a lotérica no Centro de Gaspar https://t.co/4xM5W69r7C #LeiaNoSantahá 2 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca