Blumenau tem o mês de abril mais seco desde 1981 - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Tempo03/05/2018 | 22h16Atualizada em 04/05/2018 | 07h30

Blumenau tem o mês de abril mais seco desde 1981

Bloqueios atmosféricos fizeram o mês registrar apenas 17,2 milímetros de chuva, menor volume em 38 anos no município

Blumenau tem o mês de abril mais seco desde 1981 Patrick Rodrigues/Jornal de Santa Catarina
Nível do Rio Itajaí-Açu estava em 0,71 metro na tarde desta quinta-feira Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

Abril tradicionalmente abre uma época de volumes menores de chuvas em Blumenau que costuma seguir até agosto. Neste ano, porém, o clima foi mais rigoroso e a cidade registrou o mês mais seco dos últimos 38 anos. Conforme o Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia do Rio Itajaí-Açu (Ceops), o quarto mês do ano registrou 17,2 milímetros de chuva. O índice representa apenas 16,5% da média histórica para abril no município (104 milímetros) e o mais baixo desde que o órgão ligado à Furb começou a fazer a medição, em 1981. O recorde anterior era de 2006, quando o mês teve 18,3 milímetros de chuva.

Desde 2015, o sistema Alertablu também passou a monitorar o fenômeno. O cálculo, no entanto, é feito com base na média das 17 estações pluviométricas distribuídas em toda a cidade. Abril de 2018 também foi o de menor volume de chuvas dos últimos quatro anos. Foram 22,6 milímetros contra 106,1 milímetros no mesmo mês do ano passado. A estiagem nas últimas semanas já tem reflexos até mesmo nas pedras que começam a ficar expostas no leito do Rio Itajaí-Açu. Às 13h desta quinta-feira, o nível do rio estava em 0,71 metro. 

De acordo com a meteorologista do Alertablu, Taciana Weber, a falta de chuvas ocorreu devido à influência de bloqueios atmosféricos que agiram na região durante todo o mês. Com isso, frentes frias que tradicionalmente se formam entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e a Argentina não conseguiram avançar para o Estado, indo diretamente para o mar.

– Abril já é um dos meses que historicamente menos chove, mas desta vez, por causa dos bloqueios, o volume ficou ainda menor – explica.

Taciana complementa que neste mês de maio o clima entra no chamado período de neutralidade de efeitos como o El Niño e deve ter um volume de chuva um pouco maior, o que já pode amenizar os efeitos da seca. Ainda assim, a quantidade ainda deve ficar dentro da normalidade ou até abaixo do esperado para o mês, que é de 110 milímetros.

Com relação às temperaturas, maio deve chegar com os termômetros mais baixos em Blumenau. Mas nada que anime aqueles que já estão com saudade de echarpes e moletons. 

Temperaturas mais amenas neste mês 

Segundo a meteorologista do Alertablu, em abril as temperaturas mínimas, alcançadas à noite e de madrugada, ficaram muito altas, sempre acima dos 17 °C habituais, dando até mesmo impressão de noites de verão. A baixa amplitude térmica – diferença entre as mínimas e máximas alcançadas em um dia – também tem a ver com a umidade e a influência da circulação marítima. Para este mês, porém, as temperaturas mínimas devem ficar mais próximas dos 13,5° C, que é o esperado para esse período do ano.

Risco de estiagem afeta 14 rios em SC 

O baixo quadro de chuvas não afeta apenas Blumenau, mas atinge toda a Bacia do Alto Vale, segundo o técnico hidrometrista do Ceops, Mario César de Oliveira. De acordo com ele, nessas cidades também choveu em torno de 20% do esperado para o mês. Ontem, o governo do Estado emitiu um aviso informando que a estiagem em Santa Catarina já deixou 14 rios em 11 municípios em situação extrema.

Do Vale do Itajaí, a cidade de José Boiteux tem um rio em estado de emergência. Os locais onde apresentam um dos maiores déficits hídricos no Estado estão localizados nas regiões Oeste e Meio-Oeste. Nem mesmo a chuva registrada na madrugada de ontem na região da Grande Florianópolis e no Litoral Norte amenizou a situação. A esperança se volta para a previsão de chuva em Santa Catarina entre os dias 11 e 13 da próxima semana.

Leia mais notícias da região no Santa

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaOitavo dia de greve tem creches com atendimento parcial em Blumenau https://t.co/5tkxNqrs0k #LeiaNoSantahá 5 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaFurto de cabos de energia compromete abastecimento de água em Gaspar https://t.co/Pliuw8jSbb #LeiaNoSantahá 7 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca