Bombeiros dependem de pedidos oficiais para vistorias em prédios abandonados - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Incêndios01/05/2018 | 13h57Atualizada em 01/05/2018 | 14h41

Bombeiros dependem de pedidos oficiais para vistorias em prédios abandonados

Blumenau tem imóveis inacabados na região central da cidade

Bombeiros dependem de pedidos oficiais para vistorias em prédios abandonados Patrick Rodrigues/Agencia RBS
Edifício América, no Centro de Blumenau, está abandonado desde os anos 1970 Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

O grande incêndio que causou o desabamento de um edifício de 26 andares no Centro de São Paulo nesta terça-feira chamou a atenção para a situação de prédios abandonados em todo o país. Muitas vezes ocupados irregularmente, esses imóveis correm riscos pela falta de manutenção e cuidados, além do descontrole em relação à ocupação.

Em Blumenau, alguns esqueletos já quase fazem parte da paisagem urbana do Centro do município. Exemplo clássico é o Edifício América, no começo da Rua XV de Novembro, abandonado por uma novela que se arrasta desde os anos 1970. Atualmente, ele segue fechado por indecisões judiciais e perícias sobre o melhor caminho a ser tomado: demolir ou terminar a construção.

Outro caso conhecido é do prédio em frente ao Terminal da Proeb e, curiosamente, ao lado do batalhão do Corpo de Bombeiros. O local é conhecidamente um ponto de usuários de drogas e outras invasões irregulares — inclusive foi alvo de uma operação da Polícia Militar em março deste ano.

Em ambos os casos — e em tantos outros imóveis abandonados — não há vistoria do Corpo de Bombeiros com frequência. Segundo o tenente Rodrigo Gonçalves Basílio, da Seção de Atividades Técnicas (SAT) dos bombeiros de Blumenau, falta efetivo na corporação e sobram prédios nessa situação na cidade, o que força o batalhão a apenas atender pedidos de vistoria feitos pela Justiça ou pelos proprietários dos imóveis.

— A partir do momento em que o responsável pelo imóvel permite a sua ocupação sem qualquer tipo de autorização do Corpo de Bombeiros, assume a responsabilidade pelos eventuais danos ao seu próprio patrimônio e, por consequência, às pessoas que por ele transitarem — explicou o tenente.

Leia mais
:::  Bombeiros atendem uma ocorrência por mês de incêndios em construções abandonadas
:::  Prédio abandonado no Centro de Blumenau será revitalizado

 

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaResidências são alvo de furtos em Blumenau https://t.co/PbSOksWPV3 #LeiaNoSantahá 5 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaPolícia Civil vai investigar caso de agressão contra criança na Água Verde em Blumenau https://t.co/D2KIIIMaGU #LeiaNoSantahá 13 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca