Engenheiros alertam sobre condições de pontes em Blumenau - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Obras15/05/2018 | 07h00Atualizada em 15/05/2018 | 07h00

Engenheiros alertam sobre condições de pontes em Blumenau

Engenheiros pedem manutenção de estruturas antigas no centro e na Rua 2 de Setembro. Prefeitura diz que tem planos de recuperação

Engenheiros alertam sobre condições de pontes em Blumenau Patrick Rodrigues/Jornal de Santa Catarina
Na Rua 2 de Setembro as bases sofrem com infiltrações Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

Fala-se muito em Blumenau sobre as pontes que atravessam o rio Itajaí-Açu na região central da cidade. Em especial, as indefinições sobre as duas novas construções que a administração municipal pretende fazer. No entanto, várias das 153 pontes existentes em Blumenau estão em condições ruins e precisam de manutenção. A análise é da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Médio Vale do Itajaí (Aeamvi), que destaca duas estruturas como as piores e que necessitam de projetos de manutenção urgentemente.

De acordo com o engenheiro civil Evandro Luiz Schüler, vice-presidente executivo da entidade, duas pontes estão em situação mais precária e demandam algum serviço emergencial: a ponte Desembargador Pedro Silva, no começo da Rua XV de Novembro, no Centro Histórico, e a ponte do começo da Rua 2 de Setembro, perto do trevo da Parada 1 entre os bairros Itoupava Norte e Salto do Norte.

– São pontes importantes de Blumenau e temos uma preocupação muito grande devido à falta de vistoria e manutenção. Muitas delas estão degradadas e sem perspectiva de manutenção – avalia Schüler.

No caso da estrutura da Rua XV, que liga o ponto histórico do Centro – na região da Fundação Cultural e do Biergarten – com a área comercial, a ponte Desembargador Pedro Silva é alvo de preocupação por parte de engenheiros desde a virada do século. Sustentada por arcos de concreto, ela roubava a cena na Blumenau dos anos 1950. Hoje, mal é percebida em meio a árvores e prédios.

 Blumenau - SC - Brasil - 10052018 - Ponte no início da Rua XV com problemas estruturais.
Ponte da XV está com o concreto armado degradadoFoto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

De acordo com a vistoria dos engenheiros, a estrutura está com pontos de corrosão e o concreto armado degradado:

– Os ferros estão expostos, eles perderam a função. A armadura trabalha com o concreto, os dois trabalham em conjunto. Como as armaduras estão oxidadas a função já não está mais plena. A ponte pode ruir – avalia o especialista.

A mesma situação ocorre na estrutura da Rua 2 de Setembro, perto do Terminal do Aterro. A ponte está em atrito e as bases têm infiltrações. Com isso, o engenheiro Schüler analisa que o concreto se desgastou e a ponte corre riscos:

– Não existe mais a junta elástica entre os vãos da ponte. Podemos verificar até um deslocamento da estrutura, ela precisa de um tratamento especial. Se não houver uma recuperação com o passar do tempo ela vai se degradando cada vez mais, podendo entrar em colapso – pontua.

Prefeitura quer erguer novas pontes

Além da manutenção das duas pontes, a prefeitura de Blumenau tem projetos para novas pontes ao lado das duas estruturas com problemas. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Régis Evaloir da Silva, os projetos estão em fase de viabilização com a Caixa Econômica Federal e a expectativa é viabilizar as obras ainda este ano.

Para a ponte Desembargador Pedro Silva, a ideia é construir uma nova estrutura ao lado, ligando diretamente a região do Biergarten à Avenida Beira-Rio. Com a nova ponte pronta, a prefeitura planeja fazer a manutenção da estrutura atual.

– Uma nova ponte ali melhorará o trânsito para quem vem da Rua XV para a Beira Rio. O projeto já está encaminhado – explicou o secretário.

Para a ponte da Rua 2 de Setembro, um plano de mudanças viárias nos entornos prevê a duplicação do trecho inicial da via, contemplando também uma nova ponte ao lado da existente. De acordo com o secretário, o orçamento é de R$ 420 mil e foi encaminhado ao programa Avançar Cidades, do governo federal. Assim como na estrutura do Centro, uma reforma seria feita na ponte antiga após a conclusão da nova.


 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaCasa de madeira é destruída por incêndio no bairro Testo Salto, em Blumenau https://t.co/EI5iIH4Icp #LeiaNoSantahá 9 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaMulher é furtada em estacionamento de ambulatório de Blumenau  https://t.co/lJW4zyU4Qs #LeiaNoSantahá 12 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca