Movimento é tranquilo nas unidades de saúde de Blumenau neste Dia D da campanha de vacinação contra a gripe - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Imunização12/05/2018 | 10h45Atualizada em 13/05/2018 | 17h08

Movimento é tranquilo nas unidades de saúde de Blumenau neste Dia D da campanha de vacinação contra a gripe

Atendimento segue até as 17h e a expectativa é que fluxo aumente próximo ao meio-dia e à tarde

O sábado começou com movimento tranquilo nas unidades de saúde de Blumenau para o D da campanha de vacinação contra a gripe influenza. Neste sábado, os postos e ambulatórios gerais ficam abertos até as 17h para imunizar as pessoas dos grupos de risco, que têm direito a dose gratuitamente. A expectativa é que o fluxo aumente próximo ao meio-dia e durante a tarde.

O aposentado Roberto Pereira acordou cedo e foi se imunizar. O objetivo é fugir das filas, que costumam se formar nos sábados de vacinação. Se proteger da gripe faz parte da rotina do senhor de 63 anos desde 1998 e de lá para cá, a doença não foi mais um problema na rotina dele.

- Nunca tive problemas e as gripes que acabavam comigo nunca mais aconteceram – conta Pereira.

Os últimos dados divulgados pela Secretaria Municipal de Promoção da Saúde apontam que 59.769 pessoas já receberam a vacina dos 106.641 cidadãos enquadrados como alvos da campanha.  As maiores coberturas até o momento, conforme informações divulgadas neste sábado, são: idosos (84,1%), puérperas (56,2%) e professores (55%). As menores coberturas são: crianças (43,1%), trabalhadores da saúde (39,4%) e gestantes (42,5%)

A responsável pela pasta, Maria Regina Soar, alerta que as pessoas dos grupos de risco devem buscar o quanto antes a imunização, pois a vacina demora de 10 a 15 dias para atingir o efeito esperado.

A campanha segue até o dia 1 de junho e é fundamental que as pessoas levem a carteira de vacinação. Em Blumenau, já são cinco casos de gripe confirmados. São quatro do vírus H1N1, todos de pessoas residentes na cidade, e um de H3N2, que segundo a prefeitura se trata de uma pessoa de Rodeio, mas que estava internada em um hospital do município. 

Quem tem direito à vacina contra a gripe na rede pública:
- idosos com mais de 60 anos;
- crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos;
- gestantes;
- puérperas (até 45 dias após o parto);
- trabalhadores da saúde;
- professores das redes pública e privada;
- povos indígenas;
- portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

::: Leia mais notícias de Blumenau e do Vale do Itajaí no Santa


 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaDuas pessoas morrem em acidente na BR-470, em Ilhota https://t.co/DzntbjJaXo #LeiaNoSantahá 4 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaDois homens são presos após roubo a lotérica no Centro de Gaspar https://t.co/4xM5W69r7C #LeiaNoSantahá 4 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca