Nova temporada do Museu de Arte de Blumenau abre nesta quinta-feira - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Cultura03/05/2018 | 08h00Atualizada em 03/05/2018 | 08h00

Nova temporada do Museu de Arte de Blumenau abre nesta quinta-feira

Museu de Arte de Blumenau contará com cinco exposições e quatro lançamentos de livro até 17 de junho

Nova temporada do Museu de Arte de Blumenau abre nesta quinta-feira Patrick Rodrigues/Jornal de Santa Catarina
Equipe do museu trabalhava na quarta-feira à tarde na montagem das exposições Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

As salas do Museu de Arte de Blumenau (MAB), na Fundação Cultural, vão ganhar novas exposições abertas para o público a partir desta quinta-feira, com a inauguração da segunda temporada do MAB no ano. O museu terá cinco exposições de artistas diferentes até o dia 17 de junho e será palco do lançamento de quatro livros (todos ocorrerão hoje). A entrada no museu é gratuita e ocorre de terça-feira a domingo, das 10h às 16h.

As mostras da nova temporada vão englobar fotografia, artes plásticas e outros tipos de expressão artística. A sala especial vai receber a mostra “Sinta-se no Vale”, de Maria Salette Engels Werling; na sala Elke Hering a artista Belíria Boni vai expor “ImaginAção”; na Galeria Municipal da Arte/Sala Alberto Luz ficará a exposição “A Presença da Matéria”, de Leandro Serpa, e a Sala Roy Kellermann receberá “Pequenos altares para tesouros anódinos”, de Sandra Lapage. Por fim, na Galeria do Papel o fotógrafo paulista Ricardo Kugler vai trazer as fotografias compostas pelos reflexos de água – em uma coleção de imagens que retratam a simplicidade única dos espelhos d’água e seus movimentos, luzes e estética.

Na área da literatura, a temporada do MAB vai servir de espaço para o lançamento dos livros “Bernardo e o Vendedor de Maçãs”, de Andréa Gustmann; “Pegadas Amigas – Despertando a Imaginação através do Lúdico”, de Neida Rocha; “BIG - Um gato aventureiro cheio de travessuras e Poemas para crianças”, de Cícero Pedro de Melo, e “Mente Quântica”, de Oto Muller.

A abertura oficial será nesta quinta-feira, às 19h, em uma cerimônia na Fundação Cultural que vai reunir os artistas para um bate-papo com o público. Haverá também declamação de poesias e apresentações musicais.

Revitalização de trajes típicos da Oktoberfest
Em três décadas de história o Grupo Folclórico Trachtenverein Eintracht busca fortalecer a preservação e a divulgação da cultura alemã, a partir da prática da dança, da música, do teatro e do idioma alemão. Em 1994, o grupo adotou o uso do Miesbacher Tracht, que homenageia Blumenau e a Oktoberfest. Dada à relevância do traje, ele tem sido utilizado em apresentações e atividades culturais, acarretando no reparo e manutenção.

A revitalização dos trajes está entre os projetos patrocinados pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura. O lançamento dos artigos renovados ocorrerá no sábado, às 9h, no Centro Cultural da Vila Itoupava, dando início a uma agenda de apresentações do traje em diversos locais da cidade: dia 6, às 8h, na EM Erich Klabunde, na Vila Itoupava; dia 20, às 9h, na Praça Dr. Blumenau, no Centro, e às 11h, no Parque Ramiro Ruediger, na Velha.

::: Leia mais notícias de Blumenau e do Vale do Itajaí no Santa
::: Leia mais notícias de Santa Catarina no NSC Total


 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaGreve dos caminhoneiros afeta distribuição do Santa; leia o jornal aqui https://t.co/r0PxvtZMqz #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaCDL desmente informação de fechamento mais cedo do comércio em Blumenau https://t.co/zh5Rjqbk8a #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca