Semana terá eventos de discussão sobre a valorização da vida em Blumenau - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Voluntariado07/05/2018 | 07h00Atualizada em 07/05/2018 | 07h00

Semana terá eventos de discussão sobre a valorização da vida em Blumenau

Programação organizada pelo CVV começa nesta segunda-feira e se estende até sábado promovendo debates, mesas redondas e palestras

Semana terá eventos de discussão sobre a valorização da vida em Blumenau Patrick Rodrigues/Jornal de Santa Catarina
Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

Começa hoje e se estende até sábado em Blumenau a 17ª Semana de Valorização da Vida. As ações visam promover a reflexão e a conscientização sobre o tema, com uma programação especial, que inclui palestras, mesa redonda, exibição de filme, divulgação, plantão de escuta e apresentação cultural. A semana é organizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) de Blumenau, uma associação sem fins lucrativos, que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção ao suicídio. Hoje, em todo o país são 85 postos do CVV, com cerca de 2,4 mil voluntários. Em Blumenau, o trabalho é feito por 40 pessoas, que fazem revezamento em plantões, inclusive aos domingos e feriados. O objetivo é contribuir com o atendimento que é feito 24 horas por dia, por meio do telefone 188, que é gratuito, uma conquista para a associação.

— Desde setembro do ano passado está em operação o primeiro número sem custo de ligação para prevenção do suicídio. Algo que sempre foi um sonho do CVV, que expandiu o atendimento para quem precisa de apoio — afirma a voluntária Zita Darugna.

Os voluntários em Blumenau fazem em média 2 mil atendimentos/mês. Esse número dobrou desde que houve a unificação do serviço em nível nacional. Com isso, colaboradores do projeto daqui atendem pessoas de qualquer lugar do país. A busca por novos voluntários é necessária para acompanhar esse crescimento dos atendimentos.

— O CVV está sempre oferecendo novos cursos de capacitação para candidatos ao voluntariado e quem tiver interesse em conhecer o trabalho, a proposta da associação, sem compromisso, pode vir, se inscrever e fazer o curso. Depois a pessoa decide se quer continuar no atendimento ou não — completa Zita Darugna.

O próximo curso vai ocorrer no mês de julho e os interessados podem se inscrever pelo site (cvv.org.br) ou então pelo e-mail direto do posto de Blumenau, blumenau@cvv.org.br. Quem participar dos eventos durante esta semana também poderá acenar sobre o interesse de ser voluntário da associação.

A Semana de Valorização da Vida será aberta oficialmente às 19h30min de hoje no auditório da Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário de Blumenau (Siticom) com uma solenidade com a presença de autoridades, voluntários e comunidade. Logo depois ocorrerá uma mesa redonda, com a psicóloga e professora Maria Júlia Zimmermann, a psiquiatra Nicole Luebke Martinez de Melo, o coordenador de Políticas de Saúde Mental de Blumenau, Jorge Fernando Borges de Moraes e Zita Darugna, voluntária do CVV. Eles vão abordar a prevenção do suicídio na valorização da vida.

Na terça-feira, às 14h30min, será exibido um filme no Sesc, seguido de debate. Na quarta-feira haverá um encontro com entidades voluntárias, na sede da entidade. Na quinta-feira, às 19h30min, no auditório da Siticom, haverá palestra “Acreditando na tendência construtiva” com o professor de física quântica, Jorg Henri Saar, além de apresentação cultural, com o cantor Leo Vieira.

A sexta-feira será dedicada à divulgação do serviço prestado pelo CVV nos terminais de ônibus de Blumenau. No sábado, o encerramento será em frente à escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, com um plantão de escuta ao ar livre, uma forma de oportunizar que as pessoas conheçam o trabalho desenvolvido pelo CVV na cidade.

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaMoradores se juntam a caminhoneiros em protesto na BR-470 em Gaspar https://t.co/vrR6kOIk5G #LeiaNoSantahá 19 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaBombeiros entregam doações de alimentos parados em caminhões no Vale do Itajaí https://t.co/xCl11QmT1J #LeiaNoSantahá 20 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca