Temperaturas despencam em Blumenau neste início de semana - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Frio20/05/2018 | 20h07Atualizada em 20/05/2018 | 20h09

Temperaturas despencam em Blumenau neste início de semana

Massa de ar seco e frio mantém o tempo estável no Vale do Itajaí

Temperaturas despencam em Blumenau neste início de semana Augusto Ittner/Jornal de Santa Catarina
Previsão é de que os termômetros marquem mínimas entre 9 °C e 10° C neste início de semana no Vale do Itajaí Foto: Augusto Ittner / Jornal de Santa Catarina

Tem sol. Mas também tem frio. Isso porque o tempo com céu limpo, vento e temperaturas mais baixas nos termômetros vai persistir durante este início de semana em Blumenau e no Vale do Itajaí. Conforme o Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos da cidade (AlertaBlu), a massa de ar seco de origem polar vai manter o tempo estável na região até quinta-feira.

A diferença é que a mínima deve ser ainda inferior ao domingo, podendo chegar a 10 °C. O tempo para o restante do dia se mantém como neste fim de semana: embora a sensação térmica fique inferior à temperatura, o tempo vai esquentando durante o fim da manhã até o meio da tarde. A partir do início da noite, porém, o frio volta a figurar e faz com que o nível dos termômetros volte a cair. As máximas variam entre 21 °C e 23 °C. Essa mesma tendência no tempo ocorre na segunda, terça, quarta e quinta-feira, conforme os meteorologistas do AlertaBlu.

A mudança na condição meteorológica deve ocorrer na sexta-feira. Isso porque uma circulação marítima vai influenciar no Vale do Itajaí, deixando o tempo instável e com muitas nuvens. Há previsão de chuviscos fracos e isolados principalmente no início da manhã e fim de tarde. Já no próximo domingo, uma nova frente fria deve passar pelo Estado trazendo chuva de forma significativa. No fim do mês, uma nova massa de ar seco volta a trazer estabilidade no tempo, segundo o AlertaBlu.

Sensação chegou a -17 °C na Serra

Quem esperou pela neve, prevista para as regiões mais altas de Santa Catarina neste fim de semana, teve de ficar com a parte mais gelada – e menos glamourosa – do fenômeno. A sensação térmica, que é a forma como sentimos a temperatura do ar, chegou a -18 ºC em Urupema, na Serra Catarinense. A medida leva em consideração a temperatura real, que foi de 0,8ºC, e a velocidade do vento – nesse caso, 50 km/h.

– Tivemos condições para a formação de neve ou de chuva congelada, com bastante umidade e baixa temperatura, mas não há registro desses fenômenos – explica a meteorologista da Epagri/Ciram Gilsânia Cruz.

A semana começa gelada em boa parte do Estado. O ar frio segue trazendo noites e manhãs geladas no início da semana. Nesta segunda-feira a previsão é de sol em todas as áreas com formação de geada no Planalto e áreas de baixada do Oeste e Meio-Oeste. A mínima deve chegar a - 2°C no Estado.

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaCarga de aço avaliada em R$ 800 mil é recuperada pela Polícia Civil de Timbó https://t.co/2Ss9RXKQI8 #LeiaNoSantahá 44 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaLicitação da coleta de lixo é retomada em Blumenau https://t.co/ZwXrfOH3UT #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca