Transporte reduzido, aulas mantidas: confira a situação no nono dia de protestos no Vale do Itajaí - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Serviço29/05/2018 | 12h24Atualizada em 29/05/2018 | 12h24

Transporte reduzido, aulas mantidas: confira a situação no nono dia de protestos no Vale do Itajaí

Terça-feira segue com pontos de manifestação em rodovias federais e estaduais da região

Transporte reduzido, aulas mantidas: confira a situação no nono dia de protestos no Vale do Itajaí Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina/Jornal de Santa Catarina
Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina / Jornal de Santa Catarina

O nono dia de protestos dos caminhoneiros continua com paralisações na BR-470, nos Kms 47, em Gaspar, e 68, em Indaial, além de outras paralisações em rodovias estaduais como a Jorge Lacerda e a Ivo Silveira, em Brusque. Apesar disso, algumas prefeituras como a de Blumenau conseguiram cargas de combustíveis para manter serviços essenciais por mais tempo ao longo desta semana. Em toda a região, apenas Balneário Camboriú não tem aulas regulares nesta terça. Na saúde, a maioria das cidades suspendeu as cirurgias eletivas para priorizar as de emergência. Já o transporte público opera na maioria das cidades com horário diferenciado. Confira a situação nas cidades da região: 

Blumenau

Educação
As aulas estão mantidas na rede municipal de ensino, porém, não serão aplicadas provas nesse período de paralisação dos caminhoneiros. Nas escolas da rede estadual as aulas também estão mantidas. O polo de Blumenau da Uniasselvi cancelou as aulas nesta terça e quarta-feira e a UniSociesc cancelou nesta terça. A Furb suspendeu as atividades letivas nesta terça e quarta-feira.

Saúde
Os ambulatórios gerais (AGs) da Velha, Garcia e Itoupava Central atendem até as 22h. As unidades da Escola Agrícola, Badenfurt e Centro funcionam até 21h. As estratégias de saúde da família (ESFs) atendem normalmente.

Transporte coletivo
Os ônibus da Blumob continuam a operar esta semana das 3h40min às 4h30min, das 6h às 8h, das 11h às 14h, das 17h às 19h, e das 21h30min às 22h45min. Nesta terça-feira a prefeitura de Blumenau e a Blumob conseguiram um carregamento de combustível que devem garantir a operação, com esses horários reduzidos, até terça ou quarta-feira da próxima semana.

Brusque

Educação
A rede municipal de ensino de Brusque tem aulas normais nesta terça-feira. Nas escolas da rede estadual as aulas também estão mantidas. 

Saúde
Todas as unidades básicas de saúde funcionam normalmente. Ocasionalmente, poderá ocorrer a falta de alguns profissionais. Caso isso aconteça, o paciente será orientado para o atendimento nos postos mais próximos.

A policlínica funciona em horário normal. Outros serviços, como distribuição de remédios, Tratamento Fora Domicílio (TFD), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Transporte Hemodiálise também estão garantidos.

Transporte coletivo
Os ônibus circulam apenas das 4h às 8h, das 12h às 15h, das 17h30 às 19h e 21h às 24h. Se a greve dos caminhoneiros continuar, os serviços serão totalmente paralisados na quinta-feira (31).

Itajaí

Educação
As aulas estão mantidas até esta quarta-feira, véspera de feriado, inclusive com o transporte escolar. Na rede estadual as aulas também estão mantidas. Atividades externas em que haveria o transporte de estudantes foram adiadas. A Univali confirmou ontem a suspensão das aulas nesta terça e quarta-feira.

Saúde
Cirurgias eletivas e consultas estão suspensas nos hospitais, com a manutenção dos atendimentos de urgência e emergência.

Transporte coletivo
A empresa Transpiedade confirmou que vai manter os serviços normalmente nesta terça-feira.

Balneário Camboriú

Educação
As aulas na rede municipal foram canceladas nesta terça-feira. Dificuldade de locomoção dos funcionários das unidades e falta de verduras e frutas para os estudantes foi o que motivou a decisão.

Saúde
Unidades de saúde permanecem abertas até as 18h. O Hospital Ruth Cardoso cancelou as cirurgias eletivas, com prioridade para atendimentos de urgência e emergência. A alimentação no hospital, porém, é dada apenas a pacientes e acompanhantes de crianças. 

Transporte coletivo
A empresa responsável pelo serviço conseguiu combustível e segue com horário de domingo ao longo desta semana.

Rio do Sul

Educação
Aulas mantidas hoje na rede municipal e na estadual. Já na Unidavi, os cursos de graduação e pós-graduação tiveram aulas canceladas.

Saúde
Unidades funcionam normalmente, inclusive a Policlínica e a UPA 24h. O Hospital Samária tem materiais para operar por mais 15 dias e o Hospital Regional suspendeu as cirurgias eletivas até o fim da greve.

Transporte coletivo
No total, 34 horários foram cancelados. A lista completa pode ser acessada em tinyurl.com/onibusrsl.

Gaspar

Educação
As aulas e o transporte escolar continuam funcionando normalmente. O mesmo ocorre nas escolas da rede estadual. 

Saúde
Ficam mantidos os atendimentos de urgência e emergência no pronto-socorro em regime de 24 horas. Estão suspensas as cirurgias, exames eletivos, procedimentos e internações que não sejam de caráter de urgência e emergência até a regularização do fornecimento de insumos, materiais e medicamentos. 

Transporte coletivo
Horários de ônibus da empresa Coletivo Caturani seguem a programação normal. Já a Viação Verde Vale segue trabalhando com horários reduzidos, em escala disponível na página da empresa na internet.

Indaial

Educação
Aulas na rede municipal estão mantidas nesta terça-feira. O polo da Uniasselvi na cidade cancelou as aulas. 

Saúde
O Hospital Beatriz Ramos cancelou cirurgias eletivas e internações e atende apenas casos de urgência e emergência. O Serviço de Atendimento Integral à Saúde (Sais) funciona normalmente.

Transporte coletivo
O transporte público de Indaial não irá operar das 8h às 11h30min, das 15h às 17h e das 18h30min às 21h hoje e amanhã. Já a Auto Viação Rainha cancelou cinco horários da linha entre Blumenau e Indaial (10h, 12h, 17h20min, 20h10min e 22h) e outros cinco entre Indaial e Blumenau (9h, 11h, 14h10min, 15h30min e 19h30min). A relação completa pode ser acessada em avrainha.com.br/horários.

Pomerode

Educação
As aulas estão mantidas nas escolas da rede municipal e estadual nesta terça e quarta-feira. 

Saúde
Postinhos permanecem abertos em horário normal, das 7h às 11h30min, e das 13h às 17h.

Transporte coletivo
Quinze horários entre Pomerode e Blumenau foram cancelados para terça e quarta-feira. Na quinta-feira não haverá operação na cidade. A relação completa pode ser acessada em tinyurl.com/onibuspomerode.

Timbó

Educação
Escolas da rede municipal têm aula normal. O mesmo ocorre nas escolas da rede estadual.

Saúde
Postos de saúde e policlínica têm atendimento normal.

Transporte coletivo
O serviço continua com os horários normais. 

 
Jornal de Santa Catarina
Busca