Carga de produto químico cai de caminhão e atinge pista da BR-470 e ribeirão em Rodeio - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Meio ambiente01/06/2018 | 10h11Atualizada em 01/06/2018 | 12h29

Carga de produto químico cai de caminhão e atinge pista da BR-470 e ribeirão em Rodeio

Segundo os bombeiros, 12 compartimentos com 1 mil litros de material identificado na nota fiscal como sulfato de alumínio 

Carga de produto químico cai de caminhão e atinge pista da BR-470 e ribeirão em Rodeio Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina/Jornal de Santa Catarina
Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina / Jornal de Santa Catarina

Uma carga de produto químico caiu de um caminhão por volta das 21h20min dessa quinta-feira, no Km 88 da BR-470, em Rodeio. Segundo informações dos Corpo de Bombeiros Voluntários da União, que atendeu a ocorrência, 12 bombonas de 1 mil litros cada caíram de um caminhão Mercedes com placas de Içara, que levaria a carga para uma empresa de Agrolândia, no Alto  Vale do Itajaí.

Leia mais notícias em santa.com.br

Ainda segundo os bombeiros, não se sabe o que causou a queda dos compartimentos com o produto químico do caminhão, mas não houve nenhuma colisão. Parte desse produto químico ficou sobre a pista da BR-470 e outra parte acabou caindo em um ribeirão que desemboca no Rio Itajaí-Açu.

A nota fiscal apresentada classificava a carga como sulfato de alumínio, no entanto segundo os bombeiros, haveria outro material químico não identificado junto da carga que caiu. Três famílias que moram perto do local do derramamento chegaram a ser retiradas de casa na noite dessa quinta enquanto os impactos do caso eram analisados.

A Polícia Militar Ambiental ficou responsável por analisar os impactos do produto químico no rio e a empresa proprietária por retirar o produto que caiu sobre a rodovia.

Polícia Ambiental, Defesa Civil e Casan tranquilizam e descartam risco

A Polícia Militar Ambiental de Blumenau esteve no local na noite dessa quinta e na manhã desta sexta-feira. De acordo com informações do cabo Filipe Santos Alano, um levantamento sobre o caso ainda está determinando quais produtos químicos caíram no local. A análise deve ser concluída até a tarde desta sexta, mas segundo ele não haveria risco para a população.

 Rodeio - SC - Brasil - 01062018 - Caminhão perde carga de 12 mil litros de produtos quimicos na BR470 em Rodeio.
Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

O coordenador da Defesa Civil de Ascurra, João Paulo Waltrick, também esteve no local. Ele informou que segundo a empresa dona da carga, o sulfato de alumínio e também os outros materiais ainda não identificados seriam usados para tratamento de água e não inspirariam risco para a questão do consumo de água pela população.

A Casan de Indaial chegou a suspender a captação por cerca de meia hora no momento do incidente, mas monitorou amostras de água do Rio Itajaí-Açu durante toda a madrugada e a manhã e não identificou nenhuma alteração, segundo o chefe do setor comercial José Vilson Brassiani. Ele reforçou a informação de que os produtos seriam usados justamente no tratamento de água e que a distância do local do acidente para o ponto de captação pode ter permitido que o material tenha se diluído ao longo do leito do rio.

– Os químicos ainda estão fazendo análise, vamos seguir monitorando pelo menos por 24 horas, mas até o momento a chamada água bruta não teve nenhuma alteração – afirmou.

Na manhã desta sexta-feira algumas bombonas com o material continuavam às margens da rodovia. A empresa proprietária da carga, a Tous Química, de Içara, será responsável pela retirada do material, que deve ocorrer ainda nesta sexta-feira. A responsável técnica Bruna Batista informou que a carga seria de produtos destinados a tratamento de efluentes em empresas têxteis e que somente um deles seria classificado como corrosivo. Ela afirmou que em uma análise inicial não haveria risco caso esses produtos tenham caído no ribeirão, mas ressaltou que uma equipe técnica está a caminho de Rodeio para confirmar se foi atingido algum curso d’água, quais quantidades e quais providências a empresa precisará tomar.

– Todo procedimento para minimizar qualquer efeito está sendo tomado e estamos aguardando o retorno de análises técnicas para definir como proceder, mas em princípio não haveria nenhum problema maior – destacou.

Produto químico cai de caminhão na BR-470, em Rodeio
Foto: Corpo de Bombeiros Voluntários da União / Divulgação



 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaDupla é detida furtando fiação elétrica na Itoupavazinha, em Blumenau https://t.co/ySFt0VAFa0 #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaTia e sobrinha morrem em acidente em Rio dos Cedros; segundo a PM, motorista estava embriagado https://t.co/3zinKNdSmA #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca