Mais da metade de pedidos feitos pelo Cidade Jardim, em Blumenau, foram solucionados - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Cuidado19/06/2018 | 07h00Atualizada em 19/06/2018 | 07h00

Mais da metade de pedidos feitos pelo Cidade Jardim, em Blumenau, foram solucionados

Especialista avalia positivamente aplicativo que aproxima o cidadão do poder público

Mais da metade de pedidos feitos pelo Cidade Jardim, em Blumenau, foram solucionados Patrick Rodrigues/Jornal de Santa Catarina
Uma série de serviços pode ser solicitada por meio do aplicativo, entre eles recolhimento de entulho e roçada Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

No fim do mês de novembro do ano passado, os blumenauenses ganharam uma nova opção para reivindicar melhorias em sua comunidade. O aplicativo Blumenau Cidade Jardim foi disponibilizado para os celulares com o sistema Android e para quem usa o sistema iOS, da Apple. Pouco mais de seis meses após seu lançamento, os números demonstram uma boa adesão por parte dos usuários.

De acordo com a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), desde a novidade da solicitação de serviços por aplicativo já foram registrados 1.233 downloads. Um número representativo, conforme avalia o doutorando de comunicação e especialista em novas mídias, Moisés Cardoso, o Béio.
— Esta ferramenta que interfere diretamente no bem-estar dos bairros, possui um número pequeno de downloads se comparado a outros. Mas é positivo se pensarmos que este aplicativo faz da população um agente ativo no processo — afirma.

A demanda nos downloads reflete na quantidade de serviços solicitados pela comunidade. Segundo dados da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), até a última sexta-feira, 815 chamados foram abertos por meio da plataforma, destes 432 foram concluídos, 331 aguardam execução, 28 encaminhados para outras secretarias e 24 foram cancelados. Para o especialista, os dados refletem a importância da população no processo de fiscalização.
— É uma forma de empoderamento da população como fiscal das ações da prefeitura — afirma.

Para o arquiteto e urbanista Sandro Bonat de Mello, o aplicativo é bom e funciona, mas falta um acompanhamento melhor dos pedidos através de mais mensagens da prefeitura ao usuário. O blumenauense fez no começo do ano um registro de uma boca de lobo que havia ruído no bairro Ponta Aguda. Alguns meses depois, ele viu o conserto ser feito, porém diz que demorou para receber um aviso da prefeitura de que o trabalho havia sido concluído.

Prefeitura quer melhor comunicação com usuário
De acordo com o IBGE, 94,6% das pessoas que acessaram a internet em 2016 utilizaram da modalidade mobile. Uma tendência que está sendo compreendida pela administração municipal.

Para o secretário de Manutenção e Conservação Urbana, Marcelo Schrubbe, o aplicativo está cumprindo a função, e avalia que muita coisa mudará para melhor.
— Estamos trabalhando para melhorar a comunicação com o usuário e também os trâmites internos, que vão agilizar na resolução das solicitações — conta.

O especialista em novas mídias, Moisés Cardoso, alerta que não basta digitalizar os serviços municipais, este processo deve vir acompanhado do aprimoramento, desenvolvendo uma desburocratização dos trâmites que, normalmente, demorariam muito da forma convencional.

Por meio do aplicativo o usuário de smartphone pode fotografar o problema – que ele quer  resolvido – e encaminhar a localização exata. Se o serviço for de competência da Sesur ele entrará na demanda de resolução, mas caso não seja, o pedido é direcionado para a secretaria competente.

Schrubbe enfatiza que o aplicativo precisa ser mais utilizado pela população. Um dos ajustes que precisam ser feitos é com relação ao tempo de resposta.
— É fundamental que as pessoas utilizem a ferramenta para entender como funciona. Desta forma, poderão aprimorar mais o processo — aponta.

Solicitações que podem ser feitas: buraco na via ou calçada, problema com boca de lobo, falta de roçada, poda em árvores, iluminação pública e sinalização viária e recolhimento de entulhos que venham a ser colocados, irregularmente, em área pública.

Ranking dos serviços:
Buraco de rua – 301
Capina/roçada – 111
Boca de lobo – 110
Iluminação – 71
Macadame – 68
Sinalização Viária – 62
Recolhimento de entulho – 53
Poda de árvore – 35
Recolhimento de animais mortos – 4


 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaFarmácia é assaltada no início da noite desta terça-feira, em Blumenau https://t.co/K1M1UyGUEp #LeiaNoSantahá 5 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaProcesso sobre a morte da menina Rachel em piscina de hotel de Balneário Camboriú caminha para suspensão … https://t.co/iqmqVF8A1phá 6 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca