Política e economia no centro do debate em Blumenau - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Painel13/06/2018 | 21h55Atualizada em 13/06/2018 | 21h57

Política e economia no centro do debate em Blumenau

Colunistas da NSC discutiram com lideranças da região como esses fatores nacionais afetam o Vale

Política e economia no centro do debate em Blumenau Patrick Rodrigues/Jornal de Santa Catarina
Estela Benetti e Moacir Pereira apresentaram um panorama da situação em Santa Catarina Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

O auditório do Centro Empresarial de Blumenau (CEB) reuniu líderes da região na noite desta quarta-feira para painel sobre perspectivas econômicas e políticas promovido pelo Jornal de Santa Catarina, com apoio da Associação Empresarial de Blumenau e da Setra Plus Corretora de Seguros. Colunistas da NSC Comunicação debateram como fatos nacionais e até mesmo internacionais podem influenciar no desenvolvimento regional. Comandado pela apresentadora do Jornal do Almoço, Adriana Krauss, o encontro contou com a presença de lideranças regionais.

Sob a responsabilidade da colunista Estela Benetti ficou uma análise em relação ao futuro econômico de SC.  Com os colegas Pancho e Pedro Machado, colunistas do Santa, avaliou o cenário projetado pelo Banco Mundial (Bird) e Focus, que apontam o Produto Interno Bruto (PIB) na casa do 3,1%, e 1,94% de expansão no Brasil. Na apresentação, abordou o bom desempenho na arrecadação de SC no ano passado e os resultados apresentados em 2018, que somente no mês de maio fecharam em 5,42%. Atrelado a isso, pontuou a liderança do Estado na geração de empregos em relação às demais regiões do país em 2017. Apesar dos obstáculos a serem superados, frisou a expectativa de retomada do crescimento, prevista para avançar em 3%, de acordo com a Secretaria do Planejamento.

Moacir Pereira contextualizou como se desenha o tabuleiro para as próximas eleições e o caminho que nomes do Vale do Itajaí almejam para a disputa de outubro. No ponto de vista dele, um contexto ainda nebuloso e indefinido, que pode ser afetado pelos desdobramentos da Operação Lava-Jato. O futuro do PSDB e o papel do PT na atual conjuntura também entraram em pauta, junto com fatores como a prisão do ex-presidente Lula os inquéritos contra o atual chefe do Executivo nacional e a quantidade de eleitores indecisos.

"A informação, a análise e a opinião deste qualificado time de profissionais da NSC ajudam a compreender melhor as tendências da economia e os cenários político-eleitoral para o segundo semestre”.
Domingos Aquino - Gerente regional de jornalismo da NSC

"É importante esse diálogo, pois você consegue não só ter uma atualização, mas também uma projeção de quem conhece sobre esses assuntos”.  
Avelino Lombardi - Presidente da Associação Empresarial de Blumenau

"Eu chamo de encontro caseiro, pois trata exatamente do nosso problema, do nosso dia a dia, e democratiza a informação, deixando as pessoas mais conscientes”.  
Ulrich Kuhn - Membro do conselho superior do Sintex 

"Toda informação que um empresário consegue numa situação como a que vivemos hoje é fundamental, além de ser oportunidade de trocar ideias”.
Emilio Schramm - Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau

"Os debates promovidos pela NSC são fundamentais para esclarecer e, acima de tudo, orientar o público para que entenda o momento que o país está passando e os desafios”.
Ademir Arnon - Presidente da Associação Catarinense de Imprensa

"A importância do contexto político-econômico nessa participação da política no desenvolvimento econômico e vice-versa é extremamente relevante”.
Mário Hildebrandt - Prefeito de Blumenau

::: Leia mais notícias no Santa

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaTransporte coletivo de Timbó terá novas rotas e horários a partir de segunda-feira https://t.co/M9lboFRicn #LeiaNoSantahá 2 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaDia D da vacinação contra a poliomielite e o sarampo em Blumenau é neste sábado https://t.co/y9qwnpsPJg #LeiaNoSantahá 4 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca