Primeira edição do Blumenau International Beer Festival inicia nesta quinta-feira na Vila Germânica - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Evento21/06/2018 | 06h30Atualizada em 21/06/2018 | 06h30

Primeira edição do Blumenau International Beer Festival inicia nesta quinta-feira na Vila Germânica

Evento tem 20 expositores e 115 rótulos confirmados

Primeira edição do Blumenau International Beer Festival inicia nesta quinta-feira na Vila Germânica Patrick Rodrigues/Jornal de Santa Catarina
Organização realizou nesta quarta-feira os últimos detalhes para evento internacional Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

Um calendário regional que tem eventos gastronômicos praticamente todos os meses e grandes encontros cervejeiros em todas as épocas do ano. Sommerfest em janeiro, Festival Brasileiro da Cerveja em março, Oktoberfest em outubro e, agora, um internacional em junho. Com foco nas marcas internacionais, começa nesta quinta-feira o 1º Blumenau International Beer Festival.

O funcionamento lembra o do Festival Brasileiro. Cada cervejaria tem um estande e o público ganha na entrada um copo com três marcações: 100, 200 e 300 ml. Com a moeda própria do evento (o Ninkasi), o visitante compra quanto quer e pode experimentar os diversos estilos de cerveja, além de adquirir garrafas e outros suvenires para levar. Com foco nas marcas estrangeiras, o International Beer Festival tem 20 expositores e 115 rótulos confirmados. A maioria é de marcas internacionais, mas algumas brasileiras estarão presentes.

Além da nacionalidade das bebidas, a maior diferença entre os festivais é o espaço. Menor, o novo evento ocupará apenas o Setor 1 da Vila Germânica e ganhou atenção especial na decoração:
– No Festival Brasileiro todos os estandes têm tamanho e estilo padrão. No internacional, eles são diferentes, têm espaço para criação. Há um cuidado adicional na decoração agora, tornar o pavilhão mais aconchegante, com opções diferenciadas de gastronomia também – explica o presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck.

Sem contar com uma expectativa de público, a organização espera usar a primeira edição para “apresentar” o evento, que nos planos da Vila Germânica deve, em 2020, passar a ter simultaneamente a Feira Brasileira da Cerveja e até mesmo o Concurso Brasileiro, que atualmente ocorrem durante o festival de março.
– Na edição do ano que vem já esperamos ter mais países presentes, mas o plano é manter o evento menor, em um setor, e ter a feira e o concurso junto. O Festival Brasileiro já tem vida própria e cresceu demais e já comporta uma data sozinho – diz Stodieck.

Calendário cervejeiro impulsiona economia
Na Capital Brasileira da Cerveja, festas que têm a bebida no centro das atenções se tornaram um atrativo para o turismo em Blumenau e no Vale. Presidente do Convention & Visitors Bureau, Develon da Rocha, diz que até 50 segmentos do comércio e serviços são impulsionados durante eventos na região:
– Oktoberfest é super importante e vende Blumenau para o Brasil, mas representa apenas 5% do calendário. É importante trabalhar o turismo regional do Vale Europeu o ano inteiro, e os organizadores estão vendo a oportunidade. Novidades são boas para o turista e para o morador.

Serviço
Blumenau International Beer Festival
Quando: de quinta-feira até sábado
Onde: Setor 1 do Parque Vila Germânica (Blumenau)
Quanto: quinta-feira gratuito, nos outros dias R$ 20 (ou no combo de sexta e sábado por R$ 30)

Cervejarias confirmadas
Internacionais
Hofbräuhaus (Alemanha)
Schneider Weisse (Alemanha)
Schlenkerla (Alemanha)
Köstritzer (Alemanha)
König Pilsener (Alemanha)
Licher (Alemanha)

Nacionais
Alles Blau
Antídoto
Blumenau
Container
Eisenbahn
Leopoldina
Bodebrown
Verace
Kiezen Ruw
Hunsrück
Stannis
Lohn Bier
Lassberg
Petra





 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPor conter cenas de nudez, peça teatral que seria apresentada em Gaspar é cancelada https://t.co/C1G7nGUHi9 #LeiaNoSantahá 46 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaServidores aceitam nova proposta da prefeitura de Blumenau e encerram greve após 10 dias https://t.co/RKWt0gcnL5 #LeiaNoSantahá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca