Projeto torna Blumenau cidade-irmã de município no Peru - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Relações19/06/2018 | 20h46Atualizada em 19/06/2018 | 20h46

Projeto torna Blumenau cidade-irmã de município no Peru

Cidade de Oxapampa também foi colonizada por alemães

Projeto torna Blumenau cidade-irmã de município no Peru Divulgação/Divulgação
Cidade de Oxapampa tem 10 mil habitantes Foto: Divulgação / Divulgação
Jornal de Santa Catarina
Jornal de Santa Catarina

Você conhece Oxapampa? A pequena cidade de 10 mil habitantes foi fundada em 1891, é uma produtora de café no Peru e fica a 1,8 mil metros do nível do mar. Quase cinco mil quilômetros ao Leste de Oxapampa está Blumenau, no Vale do Itajaí, com seus mais de 330 mil habitantes. Pode até parecer que as duas não tem nada em comum, mas agora são oficialmente cidades irmãs.

Um Projeto de Lei que declara as cidades irmãs foi aprovado nesta terça-feira na Câmara de Vereadores de Blumenau. De autoria do Executivo, o projeto pretende estreitar as relações entre os municípios nas áreas econômicas, culturais, sociais e de educação.

Assim como Blumenau, Oxapampa também foi colonizada por imigrantes da Alemanha. Conforme registros, colonos vieram para o Peru através de um contrato entre o governo local e um barão alemão no século 19.

Com algumas tradições parecidas às de Blumenau, os peruanos de Oxapampa já firmaram um contrato de intenções com a prefeitura de Blumenau. A oficialização das cidades irmãs, agora, pode acelerar o intercâmbio entre as regiões.

Além da cidade no Peru, Blumenau também tem outras três irmãs: Weingarten (Alemanha), Bariloche (Argentina) e Osorno (Chile).

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPM apreende aparelhos usados em jogos de azar em Blumenau https://t.co/3J7z1ti00e #LeiaNoSantahá 3 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaPM apreende equipamentos usados em jogos de azar em Blumenau https://t.co/qZeLtaR0Df #LeiaNoSantahá 3 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca