Saiba como ficam os serviços em Blumenau durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Atendimento21/06/2018 | 06h00Atualizada em 21/06/2018 | 06h00

Saiba como ficam os serviços em Blumenau durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo

Escolas estaduais, bancos, comércio e shoppings funcionarão em horários especiais durante os jogos da seleção

 

Brasil x Suíça pelo primeiro jogo da Copa do Mundo 2018. Gabriel Jesus
Serão ao menos mais dois jogos durante o horário de expedienteFoto: Lucas Figueiredo / CBF,Divulgação

A seleção brasileira fará sua segunda partida na Copa do Mundo 2018, na Rússia, nesta sexta-feira. Mais um jogo está programado em dia útil e horário comercial na próxima quarta-feira. Com isso, alguns serviços como comércios, escolas, bancos e shoppings vão alterar os horários de funcionamento durante as partidas. Confira como ficam estes e outros serviços em Blumenau:

Saúde
O atendimento das unidades de saúde do município ocorrerá normalmente.

Educação
- Creches e escolas municipais manterão horário normal.
- Escolas estaduais a orientação da Secretaria de Estado da Educação (SED) é que as escolas organizem um espaço para que alunos e professores possam acompanhar as partidas no ambiente escolar. Caso não seja possível, as turmas no turno em que ocorrer o jogo poderão ser dispensadas conforme o cronograma abaixo:
- Dia 22 de junho, jogo às 9h: o período matutino pode ser dispensado, mas as aulas voltam ao normal nos turnos vespertino e noturno;
- 27 de junho, jogo às 15h: aulas ocorrem normalmente nos períodos matutino e noturno. Alunos do período vespertino podem ser dispensados.

Coleta de lixo
A coleta de lixo e a limpeza pública funcionarão normalmente.

Transporte público
Os ônibus funcionarão normalmente nos dias de jogos.

Comércio
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau orienta que fica a critério de cada empresário manter o seu estabelecimento aberto ou não. A entidade sugere algumas medidas ao lojista:
- Disponibilizar  acesso a televisão, computadores para que os funcionários possam assistir aos jogos;
- Fechar o estabelecimento e liberar a equipe em até uma hora antes do início das transmissões televisivas, quando os jogos ocorrerem próximos ao final do expediente comercial;
- Deixar o estabelecimento aberto, mantendo o atendimento normal aos consumidores durante os jogos da seleção brasileira.

Shoppings
- Neumarkt e Norte Shopping irão transmitir os jogos do Mundial na Rússia. Nestes dias, as lojas e os quiosques poderão fechar 15 minutos antes dos jogos do Brasil e todos abrirão 15 minutos depois.

- Shopping Park Europeu abre na sexta às 8h30min (1h30min antes do normal). A Praça de Alimentação abre às 9h e ali será transmitido o jogo. As lojas vão abrir às 10 (1h antes). O início e encerramento das atividades do Shopping ocorrerão nos horários normais. O intervalo por loja é facultativo. 

As que decidirem fechar durante o expediente ocorrerá apenas durante os jogos do Brasil, sendo 15 minutos antes dos jogos e com reabertura obrigatória para todas as operações 15 minutos depois do término dos jogos. A Praça de Alimentação irá operar normalmente.

Poder Judiciário de Santa Catarina
O expediente no Tribunal de Justiça de Santa Catarina vai funcionar em horário especial nos dias de jogos. Os casos urgentes serão atendidos em regime de plantão e os prazos processuais serão prorrogados para o dia útil seguinte quando o vencimento cair nos dias em que houver jogo às 15h.
- Em dias de jogos às 15h, o atendimento será das 8h às 13h30min;
- Em dias de jogo às 9h, o atendimento será das 12h às 19h;
- Em dias de jogo às 11h, o atendimento será das 14h30min às 19h;

Justiça Eleitoral
Nos dias úteis em que houver jogos da Seleção Brasileira, o horário de expediente da Justiça Eleitoral e cartórios catarinenses sofrerá alteração.
- Em dias de jogos às 15h, o atendimento será das 8h às 13h30min;
- Em dias de jogo às 11h, o atendimento será das 14h às 19h;
- Em dias de jogo às 9h, o atendimento será em horário normal.

 Supermercados
Segundo o presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, a entidade não emitiu orientação aos estabelecimentos por entender que essa decisão está a cargo de cada unidade. Afirmou ainda que os supermercados maiores da cidade, de redes, irão atender normalmente, o que no ponto de vista dele é uma atitude de respeito ao consumidor. Muitos locais vão disponibilizar  televisores transmitindo as partidas para quem desejar acompanhar, inclusive nos refeitórios dos colaboradores.

Governo do estado
Um decreto estabelece o horário de expediente durante os jogos da seleção brasileira, válido para as entidades da administração pública direta, autarquias e fundações.
- Nos dias úteis em que houver jogo do Brasil às 15h, o horário de expediente será das 8h às 13h30;
- Nos dias úteis em que o jogo da seleção for às 11h, o expediente será das 14h30 às 19h;
- Nos dias úteis que a partida ocorrer às 9h em dias úteis, o horário de trabalho dos servidores será das 12h às 19h.

Prefeitura de Blumenau
A Prefeitura de Blumenau manterá o expediente normal durante os jogos do Brasil, nos dias 22 e 27 de junho, garantindo assim o pleno atendimento ao público.

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaTarifa de ônibus em Blumenau será de R$ 4,20 a partir de 1º de dezembro  https://t.co/7Rchhfh9nMhá 20 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaEquipes de Blumenau confirmam participação em Ligas de Basquete  https://t.co/olUw8hDmw3há 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca