Cedups de SC não abrirão novas turmas em agosto - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Educação03/07/2018 | 11h40Atualizada em 03/07/2018 | 11h41

Cedups de SC não abrirão novas turmas em agosto

Estado alega que medida serve para equilibrar oferta e procura de vagas

Cedups de SC não abrirão novas turmas em agosto Maykon Lammerhirt/A Notícia
Foto: Maykon Lammerhirt / A Notícia
Diário Catarinense
Diário Catarinense

A partir de agora, os 18  Centros de Educação Profissional (Cedups) de Santa Catarina não abrirão matrículas para novas turmas em agosto, apenas em fevereiro. A Secretaria de Estado da Educação justifica a mudança no calendário como forma de equilibrar a oferta e a procura de vagas nos cursos profissionalizantes.

A pasta afirma que a matrícula passa a ser anual, como na educação básica, em função da evasão escolar, que chega a 40% em alguns dos 44 cursos oferecidos nos centros profissionalizantes do Estado . Hoje, há casos de turmas com um único aluno, como verificado no curso de Informática oferecido no Cedup de Tubarão - no início do módulo, no primeiro semestre, eram 45 estudantes.

A cena se repete no Norte do Estado, no Cedup Dario Geraldo Salles, em Joinville, onde o curso de Marketing iniciado em janeiro com 26 alunos tem hoje apenas sete estudantes matriculados. Na unidade de Abdon Batista as matrículas caíram 46% entre fevereiro e junho deste ano. Em Florianópolis a queda foi de 36%. 

— Os estudos nos mostram que há pelo menos três causas para a evasão: a relação entre a oferta e a procura em cada região, a matriz curricular e a metodologia usada em sala de aula — explica a diretora Marilene Pacheco (Gestão da Rede).  

A SED reforça ainda que o cronograma de aulas dos alunos já matriculados nos cursos ofertados pelos Cedups não sofreu nenhuma alteração. As matrículas de alunos novos ocorre normalmente em fevereiro de 2019.

Ainda neste semestre, a Secretaria de Estado da Educação deve dar continuidade aos estudos, reunir os gestores e coordenadores dos cursos e implementar novas mudanças. A ideia é rever a matriz curricular ou mesmo a lista de cursos oferecidos em cada região. 

Foto: Secretaria de Estado da Educação / Divulgação

Novo modelo de educação profissionalizante tem início em sete escolas do Estado

Estado promete entregar Cedups atrasados no segundo semestre de 2017



 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPM apreende aparelhos usados em jogos de azar em Blumenau https://t.co/3J7z1ti00e #LeiaNoSantahá 4 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaPM apreende equipamentos usados em jogos de azar em Blumenau https://t.co/qZeLtaR0Df #LeiaNoSantahá 4 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca