Escolha os trajes da rainha e princesas da 35ª Oktoberfest - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Vote no seu preferido16/07/2018 | 08h00Atualizada em 16/07/2018 | 08h03

Escolha os trajes da rainha e princesas da 35ª Oktoberfest

Votação popular inicia hoje e segue até o próximo dia 27. Modelos foram desenvolvidos por alunas do curso de Moda da Furb

Escolha os trajes da rainha e princesas da 35ª Oktoberfest Patrick Rodrigues/Jornal de Santa Catarina
Trajes foram desenvolvidos por alunas do curso de Moda da Furb Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

Nada mais digno de uma realeza do que um traje imponente, não é mesmo? Com a rainha e as princesas da 35ª Oktoberfest não é diferente. Mas este ano, a roupa de lançamento da maior festa alemã das Américas será especial. Pela primeira vez o público vai poder escolher o novo trio de vestidos que elas irão usar ao longo da edição deste ano. A enquete está disponível no site do G1 de Santa Catarina. A votação segue até o próximo dia 27, mesma data em que será divulgado o croqui que mais encantou os internautas.

Cada projeto apresenta três trajes, na sequência: 1ª princesa, rainha e 2ª princesa. Ao todo, 12 conjuntos foram produzidos por meio de uma parceria entre o Parque Vila Germânica e a Furb. Os desenhos são de alunas do curso de Moda da universidade, que fizeram o trabalho voluntariamente. Os três trios de trajes finalistas que vão à votação foram selecionados por uma comissão interna da organização da festa. Para a escolha foram levados em conta critérios como tradição germânica e uma portaria em vigor que estabelece o que é considerado traje típico. A proposta eleita será estreada no evento "Sabores da Oktoberfest", marcado para o dia 30 de agosto.

O trabalho desenvolvido pelas acadêmicas foi acompanhado pela professora Márcia Bronnemann. Em 2006, ela coordenou um projeto de releitura de trajes típicos que envolveu grupos de bordadeiras, costureiras, clubes de caça e tiro e até alemães que residem na cidade. Tudo para chegar ao consenso sobre o que é um trajeto típico para os blumeneuenses. Ela recorda alguns pontos marcantes dos vestidos antigos, como cores escuras e corpete, sempre com glamour. O tempo exigiu uma adaptação, com elementos que marquem mais o corpo.

– É feito uma releitura para algo mais atual, mas que tem elementos que remetem ao típico e compreendendo que precisa ser funcional, para que elas possam circular dentro dos pavilhões – explica a professora.

Para a gerente de eventos do Parque Vila Germânica, Adenir Barbieri, o momento é importante. Segundo ela, que acompanha a evolução da Oktoberfest há 15 anos, a iniciativa da votação popular fortalece o envolvimento do público com a festa, além de valorizar o trabalho das estudantes. De quebra, as realezas ganham releituras imponentes de trajes típicos, que são a essência do posto que ocupam.

– Sem traje não tem realeza – brinca ela, ao complementar que é um elemento fundamental que compõe com coroa e faixa.

DETALHES DOS VESTIDOS

Para que o público possa se embasar na hora da votação, a professora Márcia Bronnemann detalha um pouco sobre cada proposta. Segundo ela, como os desenhos foram feitos a lápis, alguns pontos não ficam claros no papel e precisam ser reforçados, como o tipo de tecido e as cores reais. Confira a seguir:

1ª proposta (verde, vermelho, preto) - Vote

 Blumenau - SC - Brasil - 10072018 - Concurso escolherá novos trajes da realeza da Oktoberfest.Indexador: LUCAS CORREIA
Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

A primeira proposta alia modernidade a características predominantes dos trajes típicos alemães. A rainha se apresenta em um vestido vermelho de tecido duchesse, compreendido como uma cor forte e muito utilizada por jovens antigamente. A camisa de renda branca vazada, para permitir a transpiração, com gola alta de algodão, compõe o modelo para dar superioridade na apresentação. A saia tem três camadas, onde a última se coloca como um avental invertido, um elemento marcante das roupas germânicas. As princesas têm vestidos em verde e preto e dourado, com decote mais aprofundado, sem gola e cinta amarrada na lateral da cintura. O conjunto de cores remete à Alemanha.

2ª proposta (verde, vermelho, azul) - Vote

 Blumenau - SC - Brasil - 10072018 - Concurso escolherá novos trajes da realeza da Oktoberfest.Indexador: LUCAS CORREIA
Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

A segunda proposta é considera a mais clássica. O vestido da rainha é apresentado em vermelho escuro e tecido jacar, com uma espécie de desenhos no próprio material. A parte de baixo é em cetim dourado leve, para suavizar o modelo. Um detalhe na cintura dá feminilidade, manga princesa e decote coração. No pescoço, um colar com a flor germânica Edelweiss. As princesas têm modelos em verde oliva e azul escuro. O cetim estruturado para dar movimento à parte de baixo dos vestidos e na parte de cima um decote quadrado. O conceito é de que individualmente estejam bonitas, mas quando estiverem juntas as cores harmonizem.

3ª proposta (amarelo, rosa, roxo) - Vote

 Blumenau - SC - Brasil - 10072018 - Concurso escolherá novos trajes da realeza da Oktoberfest.Indexador: LUCAS CORREIA
Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

A terceira proposta é mais atual, com tecido shantung, usado em vestidos de festa. A rainha se apresenta com a saia em marsala, com bordado no material. A parte superior, em dourado, tem bordado em alto relevo. A cintura é marcada com uma renda de guipir de flores com pérolas. A mesma marcação está presente nos vestidos das princesas, mas uma em off-white e outra em flores coloridas, que remetem à tiara floral usada pelo público da festa. O detalhe não faz parte dos trajes originais germânicos, mas foi incorporado por agradar os oktoberfesteiros. Um detalhe na sobressaia fecha o look. Com tamanhos distintos para cada uma delas propositalmente para diferenciá-las.

Ajude a escolher o melhor conjunto de trajes para a realeza da Oktoberfest 2018

Leia outras notícias do Vale do Itajaí

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaFamílias recebem chaves de residencial do Programa Minha Casa Minha Vida em Blumenau https://t.co/YsBxw9A4B4há 1 horaRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaCorpo é encontrado no Rio Itajaí-Açu, próximo à Associação do Samae, em Blumenau https://t.co/A3PdMB9OFDhá 1 horaRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca