Governo revê decisão e Cedup abre 210 vagas em Blumenau - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Educação11/07/2018 | 08h47Atualizada em 11/07/2018 | 08h57

Governo revê decisão e Cedup abre 210 vagas em Blumenau

Estado tinha mudado o calendário de matrículas para os cursos técnicos, mas voltou atrás. Unidade de Blumenau terá inscrições limitadas a partir da semana que vem

Governo revê decisão e Cedup abre 210 vagas em Blumenau Patrick Rodrigues/Jornal de Santa Catarina
Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

Após uma série de críticas e até protestos em unidades pelo Estado, o governo de Santa Catarina voltou atrás e decidiu reabrir as matrículas de cursos técnicos para o segundo semestre nos Cedups. O novo calendário foi confirmado pela secretaria de Estado de Educação e em Blumenau terá inscrições abertas na semana que vem, nos dias 16, 17 e 18 no Cedup Hermann Hering, na Escola Agrícola.

Conforme a orientação da secretaria, cada Cedup do Estado ficou livre para escolher os cursos com maior demanda para a abertura de vagas agora. De acordo com o diretor da unidade de Blumenau, Osvaldo da Silva Sobrinho, na cidade serão seis cursos técnicos: administração, análises clínicas, contabilidade, eletrotécnica, mecânica e informática.

Serão abertas 35 vagas para cada um e as aulas são noturnas. Ficaram de fora e terão novas turmas somente no começo de 2019 os cursos técnicos em edificações, manutenção e suporte de informática e segurança no trabalho.

::: Leia mais notícias de Blumenau

No total, são 210 vagas que o Cedup de Blumenau terá com inscrições abertas a partir de segunda-feira, somando praticamente o mesmo número que a instituição iria abrir antes da mudança no calendário por ordem do Estado – que chegou a cancelar todas as matrículas para o semestre em Santa Catarina.

Conforme o plano inicial, as inscrições nos Cedups ocorreriam apenas uma vez por ano, no começo do primeiro semestre. A medida seria para evitar o alto índice de evasão nos cursos técnicos, que segundo o governo têm índices de até 40% de desistência de um semestre para o outro em algumas áreas.

Com a nova decisão, o governo autorizou a abertura de turmas com alta demanda e baixa taxa de desistência enquanto organiza novas ações e mudanças para implantar a partir de 2019. Em reunião em Florianópolis na semana passada, a secretaria de Educação pediu aos diretores de cada Cedup que façam estudos com as equipes sobre a matriz curricular dos cursos e as ofertas e necessidades para cada região do Estado.

Além da abertura de inscrições para os cursos técnicos tradicionais do Cedup, a unidade de Blumenau também foi autorizada a disponibilizar 20 vagas para o ensino profissionalizante em administração através do Pronatec, do governo federal. O programa é voltado a jovens entre 15 e 19 anos e que estão frequentando o Ensino Médio. Existe um apoio financeiro de até R$ 315 mensais para cada estudante. Serão 250 vagas em todo o Estado e no Vale do Itajaí apenas o Cedup de Blumenau está na lista.

De acordo com a divulgação da secretaria de Educação, a seleção dos candidatos que irão ingressar nos cursos a partir de agosto de 2018 está sendo finalizada pelas Gerências Regionais de Educação. Entre os critérios analisados estão a renda familiar e o currículo escolar do candidato. 

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaFarmácia é assaltada no início da noite desta terça-feira, em Blumenau https://t.co/K1M1UyGUEp #LeiaNoSantahá 5 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaProcesso sobre a morte da menina Rachel em piscina de hotel de Balneário Camboriú caminha para suspensão … https://t.co/iqmqVF8A1phá 6 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca