Dia D de imunização contra pólio e sarampo movimenta unidades de saúde Blumenau - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Vacinação18/08/2018 | 11h52Atualizada em 18/08/2018 | 11h52

Dia D de imunização contra pólio e sarampo movimenta unidades de saúde Blumenau

Dados atualizados na manhã deste sábado apontam mais de cinco mil crianças já vacinadas. Postos seguem abertos até as 17h.

Dia D de imunização contra pólio e sarampo movimenta unidades de saúde Blumenau Talita Catie/Jornal de Santa Catarina
O pequeno Pedro, de apenas dois anos, garantiu a imunização logo no início da manhã deste sábado Foto: Talita Catie / Jornal de Santa Catarina

O dia começou com um compromisso importante para quem tem filhos entre um e quatro anos. É que neste sábado ocorre o Dia D da vacinação contra o sarampo e a poliomielite. São 47 unidades de saúde abertas em Blumenau até as 17h para receber o público que ainda não conseguiu se imunizar.

Com o pequeno Pedro foi assim. Antes de ir para a casa da avó na praia, os pais pararam no Ambulatório Geral (AG) do Centro. O pai, Cris Link, conta que com as aulas durante a semana, o primeiro compromisso do sábado foi garantir a proteção do menino. Com apenas dois anos, ele tomou as vacinas e saiu animado da sala, gradecendo e abraçando a equipe que o atendeu.
- Vacinação é sempre prioridade – afirmou o pai.

Durante a manhã deste sábado, o movimento foi bom nos postos de saúde e nos AGs. Na unidade situada na Rua república Argentina, por volta das 11h, não tinha fila, mas o movimento não parava. Um balanço parcial da Vigilância Epidemiológica, atualizado nesta manhã, aponta que 5.565 crianças já foram imunizadas contra a poliomielite e, destas, 5.046 receberam a vacina tríplice viral.

A meta é vacinar ao menos 95% das 15.490 crianças em Blumenau. A campanha nacional segue até o dia 31 de agosto. Neste ano, o Ministério da Saúde adotou como estratégia a imunização indiscriminada, ou seja, todas as crianças que se enquadram na faixa etária de um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias, mesmo as que estejam com a caderneta em dia, devem ser vacinadas. Com relação ao sarampo, somente estão dispensadas da aplicação crianças que receberam a vacina tríplice viral a menos de 30 dias, mas isso não exclui a necessidade de que elas sejam imunizadas contra a poliomielite.

 
Jornal de Santa Catarina
Busca