Blumenau comemora aniversário com a maior cuca do Brasil - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Festa02/09/2018 | 18h58Atualizada em 02/09/2018 | 18h58

Blumenau comemora aniversário com a maior cuca do Brasil

Doce de 168 metros e 1,2 tonelada foi cortado na Vila Itoupava neste domingo

Blumenau comemora aniversário com a maior cuca do Brasil Patrick Rodrigues/Jornal de Santa Catarina
Dezenas de voluntários trabalharam para cortar e distribuir a cuca Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

Nunca dizer que tinha "cuca para mais de metro" foi tão certo. No aniversário de 168 anos de Blumenau neste domingo, a cidade ganhou um metro de cuca para cada ano de vida e entrou na lista de recordes nacionais com o título de Maior cuca do Brasil: 168 metros de comprimento e 1,2 tonelada do tradicional doce blumenauense em dois sabores: farofa e banana.

O evento de corte da cuca ocorreu no ginásio da escola Coronel Pedro Christiano Feddersen, na Vila Itoupava, e marcou as cerimônias de aniversário da cidade — já que praticamente todas as outras ações marcadas para o fim de semana foram canceladas por causa da chuva que não deu trégua em momento algum. No espaço fechado para não molhar a cuca, centenas de pessoas se agruparam para provar um pedaço e levar para casa o quase bolo de aniversário gigante da cidade que somou mais de 15 mil pedaços.

Fabricada por um mercado da Vila Itoupava e bancada pela prefeitura e por patrocinadores, a cuca gigante foi feita com 430 quilos de farinha de trigo, 190 quilos de açúcar, 120 quilos de manteiga, seis quilos de fermento, 200 litros de água, 100 litros de leite, 600 ovos e, para as cucas com fruta, 2380 bananas. A equipe de 14 pessoas comandada pelo empresário Roberto Fritzke começou a trabalhar às 11h30min de sábado em dois turnos diferentes para dar conta de produzir tudo.

 Blumenau - SC - Brasil - 02092018 - Aniversário de Blumenau tem cuca de 168 metros de comprimento na vila Itoupava, confirmada a maior cuca do Brasil.
Público encheu o ginásio da escola Coronel Pedro Christiano Feddersen, na Vila ItoupavaFoto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

Com os números superlativos, Blumenau conseguiu o recorde homologado pela RankBrasil superando a cidade de São Bento do Sul, que até então era a detentora do recorde com uma cuca de 959 quilos e 144 metros.

Ex-superintendente da Vila Itoupava e figura histórica do distrito, aos 91 anos Hellmuth Danker foi homenageado com o primeiro pedaço da cuca, que depois foi distribuída para todos os presentes.

Moradores do bairro há 12 anos, Alberto Fischer e Adriana Mueller levaram a filha Sheron para participar do evento e provar o doce:

— Uma pena que choveu, mas foi um evento muito legal. A cuca está muito boa — disse Alberto, enquanto a filha se deliciava na cuca de farofa.

 Blumenau - SC - Brasil - 02092018 - Aniversário de Blumenau tem cuca de 168 metros de comprimento na vila Itoupava, confirmada a maior cuca do Brasil.
A pequena Sheron, de 7 anos, aprovou a cuca de farofaFoto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina


 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaSemáforos voltam a funcionar normalmente nas madrugadas em 29 pontos de Blumenau https://t.co/iHVkLHRPBhhá 29 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaSindetranscol convoca assembleia para definir rumo da campanha salarial https://t.co/pzgDzvj8tChá 44 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca