Entenda como vai funcionar o prolongamento da Rua Humberto de Campos em Blumenau - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Mobilidade06/09/2018 | 19h00Atualizada em 06/09/2018 | 19h00

Entenda como vai funcionar o prolongamento da Rua Humberto de Campos em Blumenau

Via será liberada nesta sexta-feira a partir das 18h

Entenda como vai funcionar o prolongamento da Rua Humberto de Campos em Blumenau Patrick Rodrigues/Jornal de Santa Catarina
Prolongamento liga as ruas Marechal Deodoro e General Osório Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

Com custo de R$ 40 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o prolongamento da Rua Humberto de Campos será entregue aos moradores de Blumenau nesta sexta-feira de feriado. A partir das 18h desta sexta-feira será possível transitar pela nova rua na região do bairro da Velha, que começou a ser construída quatro anos atrás e tinha prazo inicial de entrega em 2016, mas conviveu com atrasos nas desapropriações ao longo dos dois quilômetros de extensão.

::: Desfiles do feriado em Blumenau alteram o trânsito em ruas do Centro e do Garcia
::: Confira o que abre e o que fecha em Blumenau no feriado da Independência

O prolongamento sai da Rua Marechal Deodoro e vai até a Rua General Osório, em uma nova conexão rápida para os motoristas que querem ir da área central de Blumenau até a região dos bairros Velha, Passo Manso, Salto Weissbach e Água Verde. A nova via tem seis pistas — três em cada sentido — e um viaduto principal na altura da Rua Londrina, que vai servir de retorno principalmente para quem transita pela Rua Marechal Deodoro. Haverá apenas um semáforo, no cruzamento com a Rua Antônio Hafner, e no entroncamento com a Rua General Osório as vias Joaquim Nabuco e Tóquio formarão uma grande rótula com a Humberto de Campos.

Foto:

A obra do prolongamento é considerada pela prefeitura uma das mais importantes já feitas no trânsito da cidade e vai formar um sistema de tráfego após o fim da obra de readequação da Rua General Osório (que vai ganhar uma pista reversível) e da duplicação da Rua Humberto de Campos entre o Terminal da Proeb e a Rua Marechal Deodoro. Todas as obras fazem parte de um pacote de mobilidade com o BID, sendo que a do prolongamento foi a primeira aprovada com o banco internacional até então.

Algumas alterações no trânsito da região, como a mão dupla em um pedaço da Rua João Pessoa e as mudanças nos arredores do Terminal da Proeb, tem a ver somente com a obra de duplicação e seguem sem alteração.

Rota de Lazer vai inaugurar rua antes dos carros

Antes da abertura para os carros, o prolongamento da Rua Humberto de Campos terá uma programação cultural para o público conhecer a nova via. A partir das 11h desta sexta haverá uma Rota de Lazer no local e uma série de atividades culturais, entre shows e apresentações artísticas. A tradicional Feirinha da Servidão que ocorre no Centro da cidade também estará na Humberto de Campos e a prefeitura vai levar alguns serviços, como o Procon Móvel, a Kombi da Leitura e atividades da Faema, Secretaria de Saúde e outros órgãos.

Através de uma ação da Fundação Cultural em parceria com artistas da cidade, as paredes dos viadutos ao longo da via ganharam murais de grafite temáticos que também serão apresentados pela primeira vez à comunidade hoje. Um pequeno trem do Parque Vila Germânica também estará no local para levar os moradores pelo novo trajeto. Ao fim do evento, às 18h, a rua será liberada para o trânsito normal.

FICHA DA OBRA
Prolongamento da Rua Humberto de Campos
Extensão: 2,04 quilômetros
Data de início da obra: 03/04/2014
Previsão inicial de conclusão: abril de 2016
Valor da obra: R$ 40 milhões

Agenda cultural da Rota de Lazer na Humberto de Campos
11h às 11h30min: apresentação do Coral Pró-família
11h30min às 12h: ato de entrega oficial da obra
12h às 12h20min: dança do ventre da 3ª Idade
12h20min às 13h20min: aulão de alongamento e ginástica
13h20min às 14h: apresentação de jiu jitsu – criança e adolescente
14h30min às 15h15min: banda Flame – Bola de Neve Church
15h15min às 16h: banda da Cruz Azul
*O palco será montado no trecho inicial da obra, depois da Rua Marechal Deodoro, entre a ponte e o primeiro viaduto.

 
Jornal de Santa Catarina
Busca