Sol volta ao Vale do Itajaí acompanhado do frio - Geral - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Tempo04/09/2018 | 07h00Atualizada em 04/09/2018 | 07h00

Sol volta ao Vale do Itajaí acompanhado do frio

Massa de ar de origem polar faz temperaturas despencarem na região

Sol volta ao Vale do Itajaí acompanhado do frio Patrick Rodrigues/Jornal de Santa Catarina
Blumenau deve registrar mínima de 8ºC e máximas de até 23ºC. Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina

O mês de setembro começou com muita chuva no Vale do Itajaí, mas o tempo instável e cinzento que marcou os últimos três dias dá lugar ao sol a partir de desta terça-feira em Blumenau, segundo AlertaBlu. Embora agosto tenha terminado com nível de precipitação abaixo da média histórica (confira abaixo), o nono mês do ano registrou até  à tarde desta segunda-feira 52,2 milímetros de chuva.

Embora a terça-feira ainda comece com condição para chuva de forma isolada, essas áreas de instabilidade se afastam em direção ao mar e o mau tempo começa a se dissipar gradativamente. No seu lugar, uma massa de ar seco e frio de origem polar começa a atuar no Estado, trazendo presença de sol durante à tarde.

– O dia vai começar mais feio, mas depois a gente tem a aproximação dessa massa que traz tempo firme e também o declínio da temperatura no início da manhã – explica a meteorologista Taciana Weber, do Sistema de Monitoramento e Alerta dos Eventos Extremos de Blumenau (AlertaBlu).

Em Blumenau, a temperatura mínima deve ficar em 8ºC com máximas entre 21ºC e 23ºC, segundo o AlertaBlu. O tempo firme, seco e frio se estende até sexta- feira, podendo se prolongar durante o fim de semana do feriadão da Independência. Taciana alerta que a condição do tempo é variável, mas que o Vale do Itajaí terá ao menos quatro dias de céu azul. A meteorologista, porém, destaca que o mês de setembro indica aumento no índice de chuva em Santa Catarina.
– A tendência é neste mês aumentar a condição para chuvas em comparação ao inverno, inclusive aquelas associadas ao calor. Mas é algo normal – relata Taciana.

AGOSTO REGISTROU 64% DA MÉDIA
Agosto terminou com um registro de chuvas bem abaixo da média. Choveu, conforme o Centro de Operação dos Sistemas de Alerta da Bacia do Rio Itajaí-Açu (Ceops), 62,4 milímetros, 36% menos do que a média histórica, que é de 97,1 milímetros. Desse total, grande parte (85%) ocorreu entre os dias 20 e 24.

97,1 - Essa é a média histórica em milímetros para o mês de agosto no Vale do Itajaí

52,2- Foi a média registrada no mês  de agosto no Vale do Itajaí.   Identificando, portanto, o nível baixo de precipitação

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaDuas pessoas morrem em acidente na BR-470, em Ilhota https://t.co/DzntbjJaXo #LeiaNoSantahá 3 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaDois homens são presos após roubo a lotérica no Centro de Gaspar https://t.co/4xM5W69r7C #LeiaNoSantahá 3 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca