Crônicas de cozinha: we love bananas - Lazer e Cultura - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Dicas14/08/2014 | 19h17Atualizada em 15/08/2014 | 12h42

Crônicas de cozinha: we love bananas

Crumble é uma receita simples e deliciosa para quem adora banana

Crônicas de cozinha: we love bananas Divulgação/stock.xchng
Banana, fonte de potássio, fibras e ótimas receitas Foto: Divulgação / stock.xchng



What is your favorite food? Foi com essa pergunta que a professora de inglês começou a aula sobre comidas. Por toda a sala foi perguntando o que cada um mais gostava de comer. Entre pizzas, lasanhas e sanduíches ela descobriu naquele dia que eu e meu irmão estávamos estudando na mesma sala — pelo sobrenome ela não havia notado. É que a nossa resposta foi: banana.

Na minha casa até pode faltar café, manteiga e pão, mas nunca banana. Gosto de todos os jeitos. Frita, crua, assada, com pão e toda sorte de pratos. No inverno gosto de salpicar canela e deixar um minutinho no micro-ondas. É bem mais leve do que fritar e fica quente num palito. Entre as receitas que levam banana a que mais gosto está o crumble (pronuncia-se "crãmbou").

Episódios do Minha Receita:

>> Torta de coco e chocolate
>> Torta integral de banana
>> Carré de cordeiro

É simples e rápido de fazer. Acompanhado de uma bola de sorvete de creme vira uma sobremesa elegante. Ao lado do café com leite é um lanche prático para a tarde preguiçosa de um domingo. Apesar de a melhor versão (na minha opinião) levar banana, é possível adicionar (ou substituir por) maçã e outras frutas que estiverem paradas em casa, como manga e morango.

Outras crônicas:
>> Os segredos do bolo fofo
>> Quiche de brócolis: a alternativo ao churrasco

Substituições: para uma versão integral, substitua o trigo branco por trigo integral. Gosto de colocar também aquelas misturas para café da manhã com aveia, granola, etc. Elas dão um crocante saboroso à receita. Troque sem medo o açúcar branco por mascavo ou demerara. É possível fazer sem suco de laranja ou limão, mas eles dão um toque ácido interessante ao preparo.

Crumble de banana

Ingredientes

2 bananas ½ xícara de farinha de trigo
1 ½ colheres (sopa) de açúcar refinado
1 ½ colheres (sopa) de açúcar demerara ou mascavo
Canela e cravo em pó a gosto
¼ xícara de aveia em flocos
Suco de 1 laranja
50g de manteiga sem sal, gelada e picada

Modo de preparo

1. Coloque a farinha, o sal, os açúcares, a canela e a aveia em uma tigela misture. Junte a manteiga e usando as pontas dos dedos vá mexendo até obter uma farofa grossa.
2. Corte as bananas em rodelas e coloque num refratário. Jogue sobre elas o suco.
3. Cubra as frutas com a farofa e leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC por 30 minutos ou até dourar.


O bônus é esse vídeo (fofo) que esbarrei nas andanças pelo YouTube:






Daniela Matthes é repórter e adora se aventurar pela cozinha. Escreve o Minha Receita, projeto do caderno Gastronomia do Santa. Para saber mais do projeto, acesse: santa.com.br/minhareceita.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPolícia Civil prende quatro dos cinco envolvidos no assassinato de médico em Timbó https://t.co/AZIHrny2BY #LeiaNoSantahá 13 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaCorpo de médico desaparecido desde sábado passado em Timbó é localizado  https://t.co/z02JpmorI6 #LeiaNoSantahá 22 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca