Crônicas de cozinha: doce de leite, o recheio universal - Lazer e Cultura - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

 

Dicas23/10/2014 | 18h04Atualizada em 23/10/2014 | 18h09

Crônicas de cozinha: doce de leite, o recheio universal

Não há receita doce que não combine com ele



Doce de leite é um recheio universal. Desconheço alguma receita doce que não combine com ele. Vai do bolo de churros  até o pãozinho francês quentinho. E há vasta variedade de tipos de doce de leite por aí. Cremoso, firme, quase líquido, mais escuro e mais claro. Tem para todos os gostos e bolsos. Dá até para fazer em casa.

Veja também:

:: Segredinhos do bolo fofo
:: Como abrir um coco e quase colocar fogo na casa
:: Risoto fas food

Perdi o medo da panela de pressão (ainda tenho, pra falar a verdade — quando ela está chiando, vivo momentos de tensão na cozinha) justo para fazer doce de leite a partir da latinha de Leite Moça. É só deixar cozinhando coberta por água e em fogo baixo por uns 45min. Fica ótimo e não pesa no orçamento. Um vidro de doce de leite tradicional bom custa mais ou menos R$ 15. Mas vale cada centavo — e caloria. Uma das receitas que faço e uso o doce como recheio é o rocambole. Parece difícil. Só parece mesmo, confere:

 


Rocambole de doce de leite
(Fonte: Panelinha)

Ingredientes
1 lata de leite condensado extrato de baunilha (opcional)
5 ovos
5 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/4 de xícara (chá) de leite morno
Manteiga e farinha de trigo para untar açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo

1. Na panela de pressão, coloque uma lata de leite condensado fechada - se tiver rótulo de papel, retire e, com uma faquinha, raspe a cola (ela pode entupir a válvula da panela). Cubra com água, dois dedos acima da lata. Tampe a panela e leve ao fogo médio. Quando começar a apitar, deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue o fogo e deixe o vapor sair naturalmente. Quando a pressão terminar, abra a tampa e retire a lata com uma pinça para não se queimar. Deixe esfriar por, no mínimo 2 horas, antes de abrir a lata. De preferência, faça no dia anterior. Se quiser aromatizar o doce de leite, transfira para uma tigela e misture 1/2 colher (café) de extrato de baunilha.

2. Pré-aqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte uma assadeira retangular de cerca de 30 cm x 40 cm com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Retire bem o excesso de manteiga, batendo sobre a pia.

3. Peneire separadamente o açúcar e a farinha de trigo.

4. Separe as gemas das claras. Na batedeira, bata as claras em neve. Comece batendo em velocidade baixa e, quando começar a espumar, aumente a velocidade. Assim que as claras triplicarem de volume, adicione o açúcar de colher em colher, sem parar de bater.

5. Em seguida, junte as gemas, uma a uma, batendo bem após cada adição.

6. Por último, reduza a velocidade e junte a farinha aos poucos, batendo apenas o suficiente para a massa ficar homogênea.

7. Transfira a massa para a assadeira untada e espalhe com uma colher ou espátula. Leve ao forno para assar por 15 a 20 minutos ou até que a massa comece a dourar.

8. Umedeça um pano de prato limpo, estique sobre uma superfície de trabalho e polvilhe com açúcar. Retire o bolo do forno e vire sobre o pano.

9. Regue o bolo ainda quente com o leite morno.

10. Espalhe o doce de leite em uma camada uniforme. Vá erguendo o pano e enrolando o bolo. Transfira para um prato de rocambole, polvilhe o açúcar de confeiteiro e sirva a seguir.
 

Daniela Matthes é repórter e adora se aventurar pela cozinha. Escreve o Minha Receita, projeto do Santa. Para saber mais do projeto, acesse: santa.com.br/minhareceita.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaTrânsito na região Norte de Blumenau terá alteração a partir de segunda-feira https://t.co/hLbwbCxEtp #LeiaNoSantahá 3 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaFaema de Blumenau tem novo presidente https://t.co/jsusdxhSkh #LeiaNoSantahá 4 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca