Itajaí em Cartaz abre décima edição com 15 espetáculos gratuitos neste sábado - Lazer e Cultura - Jornal de Santa Catarina

Vers?o mobile

 
 

Teatro03/06/2016 | 09h01

Itajaí em Cartaz abre décima edição com 15 espetáculos gratuitos neste sábado

Programação conta com peças de grupos locais e vindos de outros estados do país

Itajaí em Cartaz abre décima edição com 15 espetáculos gratuitos neste sábado Mônica Longo/Divulgação
Espetáculos como El Gran Circo - Teatro de Luvas, da itajaiense Cia. Mútua, é uma das atrações da programação Foto: Mônica Longo / Divulgação

Coletividade é a palavra mais apropriada para definir o Itajaí em Cartaz, festival de teatro que começa sua décima edição neste sábado e segue até dia 11 com espetáculos gratuitos em espaços culturais da cidade. Nesta edição, que terá 15 peças, quem abre os trabalhos é o Grupo Engasga Gato, de Ribeirão Preto (SP), com a produção Página 469. Será às 10h30min na Rua Hercílio Luz, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão. Antes disso, às 10h, um cortejo sairá em frente à igrejinha velha, no Centro. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.

Em uma década de história a Rede Itajaiense de Teatro uniu forças e conseguiu fortalecer na cidade da tainha a arte teatral, que passeia pelas mais variadas linguagens e se aventura em diferentes estilos. Cia. Andante, Bagagem Cênica, Ospália, Cia. Experimentus e Grupo Risco de Teatro são apenas alguns dos 13 grupos filiados à rede, que começou com seis. Coordenadora geral do evento este ano, a atriz Valéria de Oliveira conta que o Itajaí em Cartaz surgiu em uma época em que os artistas decidiram retomar a produção local. Para ela, essa união é o que define a força do teatro itajaiense atualmente.

— O evento em si sempre causa uma grande potencialização do fazer teatral na cidade, sobretudo dos coletivos associados à rede. Não tenho dúvida alguma do crescimento do número de grupos e espetáculos produzidos por aqui. E não são produções que ficam aquém de grandes centros, como São Paulo. O festival é um dos responsáveis por provocar essa melhoria, que possibilita pra nós aumentar as condições para desenvolver os materiais — sublinha Valéria.

::: Clique aqui para conferir a programação completa do 10º Itajaí em Cartaz

Hoje, além da apresentação de peças, há também a profissionalização dos artistas envolvidos e solidificação de parcerias para fazer o negócio acontecer. Seminários, rodas de conversa, oficinas, debates e workshops integram a programação. Já o intercâmbio teatral é feito com espetáculos de abertura e encerramento realizados por grupos de outros estados.

A expectativa da organização é de superar o público das duas últimas edições, que chegou a 6 mil pessoas. Na visão do ator e diretor Pépe Sedrez, da Cia Carona de Blumenau, o número só reforça o talento da classe teatral itajaiense e a importância do teatro local para a consolidação da arte no Vale:

— O teatro em Itajaí tem uma história de luta e união. Toda essa efervescência desembocou em avanços na cena, tanto no que tange à discussão estética e técnica quanto política. Hoje o movimento tem à frente grupos com produção contínua, qualidade e inquietante busca pelo aprimoramento. O Itajaí em Cartaz está consolidado como um dos mais importantes eventos teatrais de Santa Catarina — opina o artista. 

AGENDE-SE
O quê: 10º Itajaí em Cartaz, com 15 espetáculos teatrais gratuitos
Quando: De 4 a 11 de junho, em espaços culturais da cidade (veja aqui)
Quanto: Grátis
Mais informações: redeteatro.wix.com/itajaiemcartaz

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
Jornal de Santa Catarina
Busca