Horto botânico no Centro histórico de Blumenau passa por revitalização - Lazer e Cultura - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Cultura27/09/2016 | 13h31

Horto botânico no Centro histórico de Blumenau passa por revitalização

Local que abriga os jardins do Dr. Blumenau e o Cemitério dos Gatos recebeu obras de arte e melhorias para receber o público

Horto botânico no Centro histórico de Blumenau passa por revitalização Patrick Rodrigues/Agencia RBS
Roseiral pintado por artistas plásticos da cidade é uma das novidades Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS
Um dos espaços históricos mais bacanas de Blumenau e desconhecido por muitos moradores da cidade, o Horto Botânico Edith Gaertner passa por uma revitalização que dá um novo ar ao local. Ao lado da Biblioteca Municipal, na Rua das Palmeiras, ele abriga os jardins da família do Dr. Blumenau, o memorial da família e o Cemitério dos Gatos.

Na sexta-feira foi entregue parte da renovação, com a reforma no jardim e nova iluminação. O muro do lado de fora ganhou uma obra em grafite que retrata momentos da história blumenauense, enquanto o lado de dentro foi pintado por artistas plásticos da cidade com um roseiral. Há ainda o espaço para esculturas, como a recém-entregue Sittah, um gato de 200 quilos em ferro e cerâmica que homenageia os animais de Edith Gaertner sepultados no terreno.

A ideia da Fundação Cultural é aumentar o uso do horto. A nova iluminação e a parceria com um grupo de condutores culturais deve permitir passeios noturnos no espaço, e uma reunião na semana que vem vai definir um projeto de feirinha de artesãos aos sábados por lá. A primeira deve rolar no dia 15 de outubro. Segundo o presidente da fundação, Rodrigo Ramos, nas próximas semanas o espaço ainda ganhará mais um painel feito por alunos da Furb e outro em braille.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 3 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 3 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros