Para quem nunca tinha interpretado muitos vilões até então, Ivo Müller construiu uma brilhante escola para seus anti-heróis. Na esteira de Oração do Amor Selvagem (2015), filme do diretor catarinense Chico Faganello em que o ator exacerba hipocrisia e tirania em aclamada atuação de um pastor, Müller agora celebra o reconhecimento de sua vilania com o prêmio de Melhor Vilão do 7º Cinefantasy - Festival Internacional de Cinema Fantástico, realizado entre 6 e 11 de setembro em São Paulo. O mérito é para Barão do Mel, protagonista do longa O Diabo Mora Aqui dos diretores Dante Vescio e Rodrigo Gasparini, lançado em julho passado.
Leia também
Perfil: todas as facetas de Ivo Müller
Javier Bardem e Penélope Cruz vão estrelar filme sobre Pablo Escobar
Além dos cinemas, Müller, 38 anos, também vai bem na TV. Ele interpreta o Dr. Flávio no comentado Unidade Básica, primeiro seriado de ficção brasileiro do canal à cabo Universal Channel. Embora não seja necessariamente um vilão e ser um papel coadjuvante como marido da protagonista, a médica Laura (Ana Petta), o personagem do ator catarinense é um contraponto ao herói da série, o Dr. Paulo, interpretado por Caco Ciocler.
Unidade Básica estreou no dia 11 e mostra a rotina de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), conhecida popularmente como posto de saúde no Brasil. Localizadas nos bairros, as UBS prestam atendimentos básicos de saúde à população. É a porta de entrada ao sistema de saúde pública, com médicos e funcionários atuando de maneira mais próxima dos moradores e tratando problemas de saúde sem que seja necessário encaminhá-los aos hospitais.
Ajude Kassandra a ir para São Paulo: espetáculo da Cia La Vaca planeja turnê pela capital paulista
— A série fala de uma medicina mais humanizada. Do médico que vai até à casa das pessoas, que conhece os pacientes. Meu personagem contrasta com o protagonista, por representar a burguesia sem contato com a saúde pública do país — conta Müller.
O projeto da série foi criado pelas irmãs Helena e Ana Petta - a primeira médica, a outra atriz -, em parceria com o cineasta Newton Cannito. A primeira temporada tem oito episódios, exibidos aos domingos às 22h. O último episódio vai ao ar dia 2 de outubro.
A realidade da saúde pública no Brasil
Unidade Básica expõe a realidade dos postos de saúde do Brasil - os dilemas, dramas e desafios dos médicos, enfermeiros, auxiliares e agentes que trabalham no sistema e absorvem uma grande demanda da população que não tem condições de bancar planos de saúde.

— Retrata bem a realidade de São Paulo, cidade grande, com muitas UBS e também com os renomados hospitais privados. Estou feliz em fazer parte do projeto, num momento tão delicado em que corte de verbas para a saúde estão em pauta. Meu personagem na série nunca teve contato com o universo da saúde pública no Brasil, como muito provavelmente o público que tem condição de pagar uma TV a cabo também não. É uma série que serve para discutir essas questões — diz o ator.
Além do sucesso nas telas, Ivo Müller está circulando pelo país com duas peças de teatro.
Leia as principais notícias de cultura e entretenimento no DC.