Luiz Antonio de Assis Brasil lança novo romance - Lazer e Cultura - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Literatura21/09/2016 | 04h00Atualizada em 21/09/2016 | 10h31

Luiz Antonio de Assis Brasil lança novo romance

"O inverno e depois" faz uso da vivência do autor como violoncelista da Ospa  

Luiz Antonio de Assis Brasil lança novo romance Tadeu Vilani/Agencia RBS
Assis Brasil autografa hoje livro sobre renomado músico que revê seu passado em temporada no interior gaúcho Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS
Carlos André Moreira e Alexandre Lucchese

carlos.moreira@zerohora.com.br

Antes da literatura, era ao violoncelo que Luiz Antonio de Assis Brasil dedicava sua vida. Em 1965, aos 20 anos, ingressou como instrumentista na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), onde permaneceu por uma década e meia – a estreia na literatura se deu apenas em 1976, com Um quarto de légua em quadro. É ao violoncelo que o escritor retorna agora, por meio da ficção, com o lançamento de seu novo romance, O inverno e depois, que tem sessão de autógrafos hoje, às 18h, na livraria Saraiva do Shopping Iguatemi.

A narrativa acompanha os passos de Julius, renomado violoncelista que se retira de sua casa, em São Paulo, para uma temporada isolado no interior do Rio Grande do Sul, com objetivo de estudar o Concerto para violoncelo e orquestra, de Antonín Dvorák (1841 – 1904), composição de difícil execução pela qual é obcecado. No entanto, de volta à estância Júpiter, na qual passou seus primeiros anos, Julius também irá rever seu passado, amores e conflitos – seus e os de sua família abastada, parte do "patriciado rural" rio-grandense.

Mundo Livro: A editora Figura e mais novidades da literatura
Oficina literária de Luiz Antonio de Assis Brasil completa 30 anos

O livro também representa uma raridade na carreira do autor: é ambientado nos dias de hoje. Praticante contumaz do romance histórico, Assis Brasil quase sempre situou suas narrativas no passado remoto, distante décadas ou séculos. O homem amoroso, uma curta e melancólica novela de 1986, era a única exceção – e ali o protagonista também era um violoncelista, mostrando que talvez a música seja o grande elo afetivo do escritor com seu tempo.

Autor acostumado a extensos panoramas históricos, ao voltar seu olhar para os dias de hoje Assis Brasil escolhe concentrar o "presente" da narrativa ao longo de umas poucas semanas – são os devaneios do personagem que fazem a história avançar pelo passado, reconstituindo a biografia ao mesmo tempo comum e contraditória de um homem dedicado às mais elevadas artes do espírito, contando para isso com os fundos que recebe do arrendamento da estância na qual nunca voltou a pôr os pês – um parasitismo que não escapa ao autoexame do personagem.

Além da infância passada no interior gaúcho e interrompida por uma mudança súbita realizada por motivos misteriosos que vão se elucidando com o correr do romance, Julius também revisita na memória seus tempos de estudante de música em Würzburg, na Alemanha. Para ambientar a narrativa, o escritor fez visitas ao local.

– Quando músico da Ospa, acompanhei como é o ambiente musical, como tudo se processa, inclusive o ensino da música. Já a realidade de Würzburg, conheci bastante bem quando morei uma temporada em uma cidade próxima, por compromisso profissional e acadêmico, conversando com professores e estudantes. Mais tarde, voltei lá mais duas vezes para me certificar de certas coisas, já tendo em vista o romance – conta Assis Brasil.

O inverno e depois rompe um ciclo de romances dedicados a viajantes que estiveram ou se estabeleceram no Rio Grande do Sul, composto por O pintor de retratos (2001), A margem imóvel do rio (2003), Música perdida (2006) e Figura na sombra (2012). Mas o escritor observa que o livro ajuda a compor uma continuidade em seu trabalho:

– A questão que pauta O inverno e depois é a mesma que está nos outros livros que escrevi, que é a oposição do que é altamente civilizado, nesse caso uma escola de música alemã, com o nosso ambiente do Pampa, do Rio Grande Sul. Diz-se que um escritor escreve a vida inteira o mesmo livro, só muda um pouco os temas. No fundo, as obsessões e neuroses são as mesmas.

O INVERNO E DEPOIS

De Luiz Antonio de Assis Brasil
Romance, L&PM Editores, 352
R$ 39,90
Sessão de autógrafos hoje, às 18h, na Saraiva do Shopping Iguatemi.

 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaDepois de 10 anos, SC volta a registrar caso de raiva canina https://t.co/35uFd3xEK5 #LeiaNoSantahá 28 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaTemer vai discutir teto de gastos públicos com bancadas da Câmara e do Senado https://t.co/xq3bbBXVE6 #LeiaNoSantahá 47 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros