Bob Dylan vence Prêmio Nobel de Literatura - Lazer e Cultura - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Consagrado13/10/2016 | 08h08Atualizada em 13/10/2016 | 13h41

Bob Dylan vence Prêmio Nobel de Literatura

Cantor foi laureado por criar dentro da tradição americana um novo modo de expressão poética

Bob Dylan vence Prêmio Nobel de Literatura Sony Music/Divulgação
Foto: Sony Music / Divulgação

Aos 75 anos, o cantor Bob Dylan venceu o Prêmio Nobel de Literatura de 2016. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira, em Estocolmo, na Suécia. Segundo a justificativa da Academia Sueca, responsável pela premiação, o artista foi reconhecido por criar um novo modo de expressão poética na tradição americana.

Os repórteres e outros presentes que acompanhavam o anúncio na sede da academia vibraram ao ouvir o nome de Dylan. O cantor havia sido especulado para o Nobel durante anos, mas especialistas apontavam que dificilmente a Academia Sueca estenderia o prêmio a um músico popular. 

Leia mais:
Sete filmes sobre (e com) Bob Dylan
Bob Dylan: Nobel de Literatura é mais um prêmio na lista do cantor
Conheça os livros de Bob Dylan
Como foram os três shows de Bob Dylan em Porto Alegre
Escolha de Dylan para Nobel repercute entre escritores e personalidades
Celso Loureiro Chaves: Bob Dylan canta Sergei Rachmaninoff

Sara Danius, secretária permanente da Academia, justificou a escolha de Dylan e o apontou como um grande poeta.

– É um grande poeta na tradição da língua inglesa. Ele personifica essa tradição e está dedicado a isso há 54 anos, reinventando-se a si mesmo constantemente, criando outras identidades – explicou Sara, que realizou o anúncio da escolha da Academia Sueca.

A secretária permanente disse que Dylan realiza sua poesia em forma de canções, assim como faziam os antigos gregos, cujas obras foram frequentemente transpostas para a música.

– Eles escreveram textos poéticas para ser cantados, e com Dylan é a mesma coisa. Ainda lemos Homero e Safo; e gostamos – destacou.

Bob Dylan

Bob Dylan é o nome artístico de Robert Allen Zimmerman, nascido em 24 de maio de 1941 – compositor, cantor, pintor, ator e escritor norte-americano.

Nascido no estado de Minnesota, neto de imigrantes judeus russos, aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para a música folk, impressionado com a obra musical do lendário cantor Woody Guthrie, a quem foi visitar em Nova York em 1961. 

Em 2004, foi eleito pela revista Rolling Stone o sétimo maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o segundo melhor artista da música de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles. 

Uma de suas principais canções, Like a rolling stone, foi escolhida como uma das melhores de todos os tempos. Em 2012, Dylan foi condecorado com a Medalha da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. 

* Com informações da AFP



 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 5 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 5 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros