Bailarinos e personagens fazem visita ao Hospital Infantil de Joinville - Lazer e Cultura - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Dança01/11/2016 | 18h34

Bailarinos e personagens fazem visita ao Hospital Infantil de Joinville

Ação ocorreu nesta terça-feira, como evento paralelo da 4ª Mostra de Dança Infantil, que ocorre de 3 a 6 de novembro

Bailarinos e personagens fazem visita ao Hospital Infantil de Joinville Salmo Duarte/Agencia RBS
A menina Harumi, dez anos, ama dança e aproveitou para assistir a apresentações da porta do quarto Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

A tarde de terça-feira de Harumi Santos Rosa prometia ser bem normal para uma menina de dez anos. Pelo menos, o quanto era possível a normalidade de uma tarde internada na ala de oncologia do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville: ela passaria assistindo à TV, lendo gibis e conversando com as enfermeiras do balcão em frente ao quarto.

No entanto, logo depois das 14 horas, ela recebeu visitas inesperadas: Pato Donald, Margarida, Homem-aranha, um palhaço e dois casais de bailarinos apareceram bem na hora do café. Eles faziam parte da ação de contrapartida social do Projeto A Noite é uma Criança - Mostra de Dança Infantil de Joinville, que ocorre pelo quarto ano na cidade, entre os dias 3 e 6 de novembro.

Harumi provavelmente adoraria assistir às crianças com idades de quatro a 14 anos em suas apresentações de dança durante a mostra, no Teatro Juarez Machado. Quem sabe, até mostrar o que sabe: ela fez aulas de balé dos quatro aos oito anos, mas precisou parar depois que descobriu um tipo de câncer no sistema nervoso central e não podia correr o risco de machucar a coluna. Por isso, mesmo com outros personagens fantásticos indo dizer olá para a menina, os olhos dela brilharam mesmo quando viu as bailarinas Mayara Viçoso e Letícia Olegário, da Cia. Jovem Bolshoi Brasil.
— Ela faz tratamento aqui desde os quatro anos, quando descobrimos a leucemia. Já chegamos a ficar três meses direto no hospital e é sofrido, mas tem estes momentos de alegria. Os voluntários são um sonho — conta a mãe, Lilian Miranda Santos Rosa.

Na terça-feira, Raijane Santos da Silva estava irreconhecível dentro de uma fantasia de Margarida, mas no dia a dia é o papel de bailarina do Grupo Fernando Lima AZ Arte que ela cumpre. A atuação como voluntária na ação do A Noite é uma Criança dentro do Hospital Infantil ocorre todos os anos, desde a primeira edição, e ela sempre vai embora com a sensação de renovação e gratidão pelos sorrisos recebidos. Fazer parte da felicidade de crianças como Harumi tornam o projeto ainda mais especial.

— Espero que ela nunca desista da dança e saiba que é mais forte do que a doença. Que esta experiência só faça aumentar a vontade de querer mais — afirmou a bailarina.

Mostra reúne crianças e adolescentes

Neste ano, a Mostra de Dança Infantil aumentou em relação à do ano passado: serão quatro dias de apresentações e mais de mil bailarinos. Serão apresentadas 126 coreografias de 40 grupos inscritos, além da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Os jovens estudantes de dança participam nas categorias baby (quatro a seis anos), infantil (sete a 11 anos) e infantojuvenil (12 a 14 anos), com coreografias de danças populares, danças urbanas, estilo livre, jazz e sapateado.

Os grupos participantes vêm de cidades de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo. O gênero estilo livre foi o campeão de inscrições da Mostra de Dança, totalizando 36 coreografias. Não há competição entre os grupos, já que a intenção é garantir a experiência de palco para as crianças e incentivar a evolução das produções.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil abre as duas primeiras noites com alunos de 3ª a 5ª série, que apresentam as coreografias Brincando de Carimbó, do professor e coreógrafo Jessé Cruz; e Frever, do professor e coreógrafo Artur Garcez.

Agende-se:

O QUÊ: A Noite é uma Criança - 4ª Mostra de Dança Infantil.
QUANDO: de 3 a 6 de novembro. Dias 3 e 4, às 19h30; e dias 5 e 6, às 16h30 e às 19h30.
ONDE: Teatro Juarez Machado (anexo ao Centreventos Cau Hansen, na avenida José Vieira, 315).
QUANTO: R$ 30 (preço promocional até 2 de novembro). Nos dias das apresentações, eles custarão R$ 40 (inteira), com meia-entrada para estudantes, professores da rede pública, idosos e clientes da Caixa. Os ingressos estão à venda pelo site Ticket Center e na Loja Capezio (rua Rolf Colin, 60).

 

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Festival de Dança 29/07/2014 | 10h48

Confira o resultado da audição da Escola do Teatro Bolshoi

Quinze candidatos foram selecionados para ingressar na única filial do famoso balé fora da Rússia

Sonho realizado 20/10/2013 | 19h02

Escola Bolshoi divulga lista de bailarinos aprovados em seletiva

594 crianças passaram pela seletiva deste fim de semana em Joinville

Busca pelo sonho 24/07/2013 | 18h19

Audição do Bolshoi reúne 444 candidatos de 23 estados brasileiros em Joinville

Em busca da profissionalização, bailarinos tentam vaga na única filial do balé russo

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 8 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 8 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros