"Pós-verdade" é escolhida a palavra do ano pelo Dicionário Oxford - Lazer e Cultura - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Cultura16/11/2016 | 19h00

"Pós-verdade" é escolhida a palavra do ano pelo Dicionário Oxford

Todo ano, a editora da instituição britânica escolhe um termo de destaque 


Palavra ganhou popularidade nas campanhas do plebiscito do Brexit e da eleição americana, vencida pelo republicano Donald Trump  Foto: JOHN GURZINSKI / AFP

"Pós-verdade" é a palavra do ano de 2016. Eleito pelo Dicionário Oxford, o termo significa "relativo a ou que denota circunstâncias nas quais fatos objetivos são menos influenciadores na formação da opinião pública do que apelos à emoção ou à crença pessoal".

Anualmente, a editora de dicionários da instituição britânica escolhe a palavra que teria atraído maior interesse das pessoas. O verbete é selecionado devido ao seu potencial duradouro e significância cultural. Nesta edição, a palavra tem conotação política, já que ganhou popularidade nas campanhas do plebiscito do Brexit e da eleição americana, vencida pelo republicano Donald Trump – os dois casos foram marcados pela disseminação de notícias falsas nas mídias sociais e de mentiras por candidatos.

Leia mais:
Cláudia Laitano comenta algumas pós-verdades brasileiras

Em 2015, a palavra do ano foi um emoji e, em 2014, o termo selecionado foi "vape", uma abreviação do substantivo "vapor" ou do verbo "vaporizar", usado entre fumantes que adotaram o "cigarro eletrônico". Já em 2013, a palavra que ficou com o troféu foi "selfie". 

Leia outras notícias de entretenimento e cultura em ZH

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 8 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 8 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros