Razões para assistir ao concerto de Arthur Moreira Lima em Blumenau - Lazer e Cultura - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Música05/11/2016 | 10h31

Razões para assistir ao concerto de Arthur Moreira Lima em Blumenau

Pianista se apresenta de graça no Parque Ramiro Ruediger neste domingo

Razões para assistir ao concerto de Arthur Moreira Lima em Blumenau Divulgação/Divulgação
O músico vem a Blumenau através do projeto cultural "Um piano pela estrada" Foto: Divulgação / Divulgação

Por mais que algumas iniciativas tentem trazer a música erudita para perto do público, não é das realidades mais próximas do brasileiro ver um concerto de piano sem precisar pagar algo. Mais ainda, uma apresentação ao ar livre em um espaço público. É essa a oportunidade que os blumenauenses têm domingo em uma apresentação no Parque Ramiro Ruediger. Ah, faltou dizer uma coisa: é de um dos maiores pianistas da história do Brasil.

Arthur Moreira Lima, 76 anos, é um ícone do piano. Tocando desde criança, ele rodou o mundo com seus concertos e faz parte do imaginário de muitos brasileiros com saudosos discos de vinil em que dança com os dedos sobre as teclas do instrumento em composições dos mais clássicos – de Mozart a Chopin – até os sucessos da música brasileira.

– Ele é pioneiro no Brasil em interpretar não só as composições internacionais, mas a música brasileira. Ernesto Nazareth e Villa-Lobos fazem parte de um repertório que ele apresenta com muita técnica, apesar da idade – diz a professora e coordenadora do departamento de piano do Teatro Carlos Gomes, Juliana Letícia Furlani.

O músico vem a Blumenau através do projeto cultural "Um piano pela estrada", que busca a inclusão e a democratização da música. Desde 2002 ele roda o país em um "caminhão-teatro" que estaciona em municípios e monta grandes concertos ao ar livre. A apresentação em Blumenau será a de número 520 do projeto, que rodou mais de 200 mil quilômetros e chegou a cidades de todos os Estados do Brasil. A estrutura tem telão e som dignos de um grande espetáculo, e um grupo de bailarinos da cidade deve abrir o evento. Em turnê pela região, o show tem sido um sucesso por onde passou. Nesta sexta-feira a apresentação foi em Florianópolis e, no mês passado, esteve em Brusque e Itajaí.

– O fato de ser um concerto ao ar livre também dá um toque único ao evento. É muito raro ter isso no Brasil. Na Europa vemos pianos em praças, mas grandes concertos como o do Arthur Moreira Lima não são comuns – destaca Juliana.

O show está marcado para as 18h e, de acordo com a organização, a estrutura será montada no Parque Ramiro Ruediger com bancos para cerca de mil pessoas, além de um espaço para idosos e deficientes. A recomendação a quem quiser garantir um lugar sentado é chegar cedo. Pelo menos 3 mil pessoas são esperadas. Caso chova, a estrutura será levada para dentro do Ginásio Galegão. A apresentação de Arthur Moreira Lima dura, em média, uma hora e 10 minutos.

SERVIÇO
Um piano pela estrada - concerto com Arthur Moreira Lima
Domingo, a partir das 18h
Parque Ramiro Ruediger - Blumenau
Gratuito

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPedro Machado: a Chapecoense é uma unanimidade https://t.co/w9WYf5SyKn #LeiaNoSantahá 7 diasRetweet
  • santacombr

    santacombr

    Santa"Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguirá calar a Justiça", reage Cármen Lúcia https://t.co/JZDSmNAMoY #LeiaNoSantahá 7 diasRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros