Cabeças de pera: Paulo Govêa apresenta obras inéditas em Floripa - Lazer e Cultura - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Artes visuais20/12/2016 | 16h09Atualizada em 20/12/2016 | 17h20

Cabeças de pera: Paulo Govêa apresenta obras inéditas em Floripa

Depois de passar por galerias da Espanha e dos EUA, artista volta a mostrar trabalho na Capital em  curta exposição na Mercato Art

Cabeças de pera: Paulo Govêa apresenta obras inéditas em Floripa Paulo Govêa/Reprodução
Foto: Paulo Govêa / Reprodução

Conhecido pelas figuras com cabeça em formato de pera, o artista Paulo Govêa, 39 anos, vem numa trajetória ascendente. Sem desapegar-se da identidade que criou quando dedicava mais tempo ao grafite, ele agora mostra evolução em sua obra ao trazer mais conceito e abstrações. Na mostra Tentativas & Assertos, que abre ao público nesta quinta-feira na Mercato Art, em Florianópolis, ele apresenta trabalhos inéditos baseados em suas últimas pesquisas.

A exposição é também o último ato da Mercato Art como é conhecida hoje. A loja e galeria de arte da Rua Rafael Bandeira, no elegante quadrilátero próximo à Avenida Beira-Mar Norte, é reconhecida pela comercialização de arte urbana, antiguidades, pop art e design, além de lustres de cristal antigos.

 — Eu trabalho há muito tempo com arquitetos e tenho clientes que me acompanham há 20 anos. Agora vou continuar vendendo, porém em casa e com hora marcada — adianta o proprietário, Fábio Gerevine. 

Roteiro Cult: 3 exposições em cartaz em Florianópolis

A exposição de Paulo Govêa, segundo Gerevine, fecha com coerência mais um dos tantos ciclos da Mercato:

— Ele evoluiu muito e até o nome da exposição tem a ver com isso. Há uma mistura de técnicas. Tem mais pesquisa, contestação e conceito — avalia o curador.

E o artista se reconhece nesse processo de renovação. Depois de viajar bastante nos últimos dois anos, ter exposto em galerias na Europa e nos Estados Unidos, Govêa se joga agora em novos experimentos e técnicas.

Cartaz ilustrado pelo artista para espetáculo sobre Clarice Lispector em Nova Iorque Foto: Paulo Govêa / Reprodução

— Tem histórias de muitas pessoas contadas em abstração. Desde o artista de Nova York Jean-Michel Basquiat até a minha vizinha, dona Madalena. A figura com cabeça grande continua, é personagem central nas minhas obras — conta ele.

Essas cabeças começaram a aparecer na obra de Paulo Govêa há nove anos, quando o paulistano radicado em Florianópolis passou a dedicar-se profissionalmente à arte. Foi na época que ele pintava com mais frequência nas ruas e foi buscar sua identidade como grafiteiro e artista urbano.

A exposição tem 25 obras com temas e técnicas diversificadas e carregam um quê de surrealismo.

AGENDE-SE

O quê:
Exposição Tentativas & Assertos, de Paulo Govêa
Quando: 21 a 30 de dezembro, das 12h às 19h
Onde: Mercato Art (Rua Rafael Bandeira, 340, Centro, Florianópolis)
Quanto: gratuito
Informações: (48) 3224-6652

Leia também
Entenda o perfil das seis casas do Complexo Music Park, em Florianópolis
Mano Brown revisita bailes black dos anos 1970 e 1980 em estreia solo


 
 

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaPalestrantes com renome mundial passam por Blumenau durante evento de negócios https://t.co/WrzY1GOgXN #LeiaNoSantahá 9 horas Retweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaDepois de amanhecer gelado, temperaturas podem chegar a 24ºC em Santa Catarina  https://t.co/h5QU3Ox1zx #LeiaNoSantahá 18 horas Retweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros