Centro cultural será inaugurado em imóvel centenário em São Francisco do Sul - Lazer e Cultura - Jornal de Santa Catarina

Versão mobile

Memória17/12/2016 | 07h31

Centro cultural será inaugurado em imóvel centenário em São Francisco do Sul

Casarão foi restaurado e abrigará exposições, apresentações e oficinas de arte

Centro cultural será inaugurado em imóvel centenário em São Francisco do Sul Salmo Duarte/Agencia RBS
Casa é um dos cerca de 400 imóveis tombados como patrimônio no Centro Histórico da cidade Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS
Seria difícil contabilizar quantas pessoas, ideias e objetivos passaram pelo imóvel localizado no número 249 da rua Marechal Floriano Peixoto, no Centro de São Francisco do Sul, desde sua construção, há cerca de um século. Mas é fato que, contrariando todas as expectativas que recaem sobre casarões antigos, a conta não cessará: a partir de segunda-feira, 19 de dezembro, o local vira o Centro Cultural Ester dos Passos Rosa, e as mais diversas iniciativas artísticas a preencherão. Ele será inaugurado às 17 horas, com exposição dos trabalhos mais recentes realizados na cidade e está envolvido na programação do centenário do samba em São Francisco do Sul.

Ela, que é uma das cidades mais antigas do Brasil – sua fundação ocorreu por volta de 1641 –, possui uma grande área tombada como patrimônio urbanístico e arquitetônico nacional, fazendo com que cerca de 400 imóveis sejam considerados patrimônio. O Centro Cultural completará o roteiro de atrações culturais e de memória do Centro Histórico de São Francisco.

– A ideia inicial era que o imóvel fosse apenas o espaço administrativo da Fundação Cultural de São Francisco, mas não é mais possível desvincular a relação de cultura e turismo – afirma o presidente da Fundação Cultural, Daia Carvalho, ao explicar a ideia de transformar o imóvel em local de atividades artísticas.

Por isso, a equipe administrativa da fundação assumirá uma sala no mezanino, enquanto o primeiro piso poderá ser utilizado para exposições, oficinas, palestras e apresentações de música e artes cênicas. A casa, que foi construída provavelmente na primeira década do século 20 (não há registros de sua construção, mas o modo construtivo é característico da época), havia sido dividida em três imóveis ao longo dos anos.

Na reforma, ela perdeu a maioria das paredes, foram refeitas as esquadrias, trocadas as madeiras, o telhado foi adaptado para acompanhar a nova divisão e a fachada foi restaurada. O orçamento total da obra foi de R$ 890 mil, pagos por um convênio com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com contrapartida da Prefeitura de São Francisco.

Nas próximas semanas, serão abertos editais para ocupação do espaço cultural e para a instalação de um café – este último, em um pacote que licitará concorrentes para cafeterias nas unidades culturais públicas da cidade. Desta forma, a intenção é preencher o Centro Cultural Ester dos Passos Rosa com público o ano inteiro, e não apenas por turistas, mas que os francisquenses se apropriem do local.

– Queremos que ele possibilite a geração de renda, porque o foco de São Francisco é expandir a cadeira produtiva da cultura. Não adianta restaurar um imóvel se não houver possibilidade de uso pela comunidade – avalia Daia.

O nome do centro cultural é em homenagem à professora Ester dos Passos Rosa, que deu aulas de flores artesanais, pintura em porcelana, entre outros trabalhos manuais. Artista em diversas vertentes, como bordados, crochê, tricô, pintura e música, ela desenvolveu trabalhos sociais, organizou edições do Salão de Artes da Marinha e restaurou as imagens sacras do patrimônio cultural da cidade.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Cultura 19/04/2016 | 07h02

Patrimônio de Joinville, antiga Escola Germano Timm faz dez anos de abandono

Curso de graduação em dança, que estava previsto para ocorrer no local, também não tem data para existir

Siga Santa no Twitter

  • santacombr

    santacombr

    SantaBlog do Pancho: Hemosc troca plantão 24 horas por sobreaviso https://t.co/vfeIHGt72Lhá 4 minutosRetweet
  • santacombr

    santacombr

    SantaSite da Oktoberfest de Blumenau sofre ataque e é retirado do ar https://t.co/AvGBqy2JbG #LeiaNoSantahá 10 minutosRetweet
Jornal de Santa Catarina
Busca
clicRBS
Nova busca - outros